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Novo Mercedes-Benz Classe E chega por R$ 640 mil como alternativa de luxo aos SUVs

Primeiro carro da marca conectado à internet, sedã traz avançado pacote tecnológico e motorização híbrida leve

O novo Mercedes-Benz Classe E começa a ser vendido no Brasil em versão única por R$ 639.900 apostando em muita tecnologia embarcada para seguir como opção de sedã de luxo aos clientes mais tradicionais que não querem aderir aos SUVs.

Além das atualizações inerentes à nova geração, o novo Classe E é o primeiro carro da marca a oferecer no país o Mercedes Me, serviço que conecta o veículo à internet para controlar à distância diversas funções de conforto e segurança. Entre elas estão o GPS com informações do trânsito em tempo real, rastreamento do carro, chamada de emergência, travamento remoto das portas, entre outros.

Visualmente, o novo Classe E 300 Exclusive segue o estilo clássico que o consagra há 75 anos: carroceria longilínea com os três volumes bem definidos, grade frontal avantajada e a icônica estrela espetada na ponta do capô. O adereço é feito com material mais maleável para evitar ferimentos em pedestres em caso de acidente.

O desenho elegante do Classe E é limpo, com maçanetas embutidas, vincos mais pronunciados sobre o capô e nas caixas de roda, que conferem certa musculatura ao sedã. As rodas de liga leve de 20 polegadas dão um toque de esportividade à aparência do carro.

Toda a iluminação externa é de LED, com direito a arranjos em formato de estrelas de três pontas nas lanternas traseiras interligadas por uma peça translúcida na tampa do porta-malas de 540 litros (que não possui abertura elétrica).

Três telas e câmera de selfie

A cabine segue o visual “clean” do exterior, abusando de materiais macios ao toque e de couro Nappa em quase tudo o que se pode tocar. O console central com apliques de madeira remete a gerações antigas do Classe E, conferindo a sofisticação esperada para um carro dessa categoria.

Mas o destaque são as três telas combinadas. São duas de 12,3” que fazem o papel do painel de instrumentos e do sistema de entretenimento à frente do passageiro dianteiro. A maior de todas, de 14,4”, abriga as funções da multimídia, da navegação, do ar-condicionado, entre outros recursos. O motorista ainda conta com o head-up display projetando informações do GPS e do veículo no para-brisa.

Sobre o painel há uma pequena câmera, que permite gravar vídeos, tirar fotos e até participar de reuniões online – obviamente, com o carro parado e com o câmbio em Parking.

O aparato tecnológico do novo Classe E ainda traz sistema de som com 17 alto-falantes assinado pela Burmester, teto solar panorâmico, iluminação ambiente com 64 cores e um pacote com assistências de condução, como assistente ativo de distância, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com manutenção em faixa, assistente de estacionamento com câmera 360° e controle de cruzeiro adaptativo.

Motorização e consumo

O Classe E 300 Exclusive combina o motor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros de 258 cv de potência e 40,8 kgfm de torque a um sistema híbrido leve de 48 volts, que fornece mais 23 cv e 20,9 kgfm para elevar o desempenho e economizar combustível em determinadas condições de aceleração. O conjunto é associado ao câmbio automático de 9 marchas.

De acordo com a Mercedes-Benz, o E 300 Exclusive acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h.

O consumo médio declarado é de 8,9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, segundo as medições padronizadas pelo Inmetro.

Conforto é prioridade

Entre os vários recursos, estão a suspensão pneumática, que adapta a altura e a rigidez de acordo com as condições do piso e dirigibilidade. Para facilitar as manobras e tornar a dinâmica em curvas ainda mais precisa, o eixo traseiro esterça as rodas em até 4,5°.

Esses foram os recursos mais notados durante o rápido teste-drive pelas ruas de São Paulo. O novo Classe E é um carro de rodar sólido, mas muito confortável graças às adaptações que as suspensões a ar realizam para filtrar as imperfeições do asfalto. No entanto, os pneus de perfil baixo sofrem para amortecer as pancadas ao passar sobre a buraqueira.

O trânsito urbano não é o local mais adequado para avaliar o desempenho de um sedã de quase 5 metros de comprimento, mas o motor 2.0 turbo se mostrou competente nas subidas e retomadas.

Apesar de o novo Classe E ser um carro muito bom de guiar, certamente o passageiro do banco da frente será o ocupante que mais se empolgará durante uma viagem. A tela que fica à sua frente permite controlar diversas funções, como a regulagem e a ventilação dos bancos, criar rotas no GPS e até mesmo ouvir individualmente as suas músicas em aplicativos de streaming por meio de fone de ouvido com Bluetooth.

Teste-drive a convite da Mercedes-Benz

Avaliação Profissional KBB
5 de 5
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