Ele foi revelado em imagens vazadas, mas a apresentação oficial, mesmo, aconteceu só nesta quarta (21). O Ferrari 488 Pista, como o próprio nome denuncia, foi feito para deixar seu motorista rindo de orelha a orelha em track days. Para isso, conta com o V8 mais potente já fabricado pela Ferrari, com 720 cv a 8.000 rpm, e 90 kg a menos do que o carro do qual deriva.
Herdeiro de modelos voltados para os circuitos de corrida, como 360 Challenge Stradale, 430 Scuderia e 458 Speciale, o 488 Pista tem 4,61 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,21 m de altura, 2,65 m de entre-eixos e 1.280 kg de peso seco. O câmbio, não mencionado pela marca, provavelmente é o automatizado de dupla embreagem, com 7 marchas, já usado pelo 488.
Com elementos do 488 Challenge e do 488 GTE, de competição, o 488 Pista é o primeiro Ferrari com rodas de aro de carbono (opcionais). Elas são de aro 20 e contribuem ainda mais para o baixo peso do veículo, que já usa o material no coletor de admissão, para-choques e capô. O motor tem volante aliviado e bielas de titânio, não só por peso, mas também por uma questão de resistência. Vale lembrar que o motor é biturbo. O 488 Pista também tem uma série de aperfeiçoamentos aerodinâmicos que lhe dão 20% mais sustentação negativa que a de um 488 GTB "comum", se é que isso existe.
Com tantas melhorias, o 488 Pista é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,85 s e de atingir a velocidade máxima de 340 km/h. A Ferrari não informa preço nem início das vendas de seu V8 mais potente, mas elas devem começar pouco depois do Salão de Genebra, onde ele será apresentado oficialmente ao público.