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Ram Rampage R/T resgata herança esportiva da Dodge Dakota

Motor 2.0 turbo da picape entrega potência e desempenho superiores ao antigo V8 da antecessora

Um dos lançamentos mais aguardados no Brasil nos últimos anos, a Ram Rampage estreou com versões para diferentes públicos. Enquanto a Rebel tem uma proposta mais voltada ao off-road, a Laramie traz um visual mais luxuoso e focado no cliente mais urbano. Ambas podem ser equipadas com motores turbo a diesel ou a gasolina.

Já a R/T resgata a sigla que foi objeto de desejo com a versão esportiva da Dodge Dakota no começo dos anos 2000. É a única configuração que não está disponível com motor a diesel justamente por ter uma pegada que prioriza o desempenho e o prazer ao volante.

Diferentemente da Dakota R/T, que era movida pelo parrudo motor Magnum 5.2 V8 de 232 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, a Rampage R/T leva sob o capô o 2.0 turbo de quatro cilindros de 272 cv e os mesmos 40,8 kgfm.

Dodge Dakota R/T foi vendida no Brasil durante um breve período no começo dos anos 2000

O antigo câmbio automático de quatro marchas da Dakota parece peça de museu se comparado à sofisticada caixa automática de nove velocidades da Rampage fornecida pela ZF.

A novata ainda conta com sistema de tração 4x4 sob demanda, que pode ser útil em condições de baixa aderência, como passeios para chegar à fazenda ou casa de praia. Na Dakota R/T, o motorista tem de se contentar com a tração apenas traseira – que garante alguma diversão para os condutores mais exibidos que gostam de “queimar” pneu.

Picape mais rápida do Brasil na atualidade, a Ram Rampage R/T acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge os 220 km/h de velocidade máxima. Apesar do bom desempenho, a picape tem aceleração gradativa mesmo quando o condutor pisa fundo no pedal do lado direito. O modo R/T, acionado por um botão no painel, torna as respostas mais rápidas ao mudar o mapeamento eletrônico do câmbio e do 2.0 turbo.

Para efeito de comparação, a Dakota R/T precisava de aproximadamente 10 segundos para ir de 0 a 100 km/h e tinha velocidade final limitada a 180 km/h.

A Rampage também leva vantagem no consumo, com médias de 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. O V8 da Dakota faz, numa tocada conservadora, por volta de 4,5 km/l em trecho urbano e 8 km/l em rodovia.

As suspensões independentes nas quatro rodas permitem à Rampage R/T abusar um pouco nas curvas, como constatamos no teste-drive no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A picape parece inclinar mais lateralmente que a Ford Maverick, mas os seus 25 centímetros de altura em relação ao solo garantem um desempenho superior no fora de estrada.

O visual mais invocado que o das versões Rebel e Laramie chama atenção pelos adesivos com a inscrição R/T, o para-choque traseiro e as rodas de 19 polegadas pintados de preto e as duas ponteiras de escape com ronco mais grave.

O interior tem praticamente o mesmo espaço da Fiat Toro, com a qual compartilha a plataforma e diversos componentes. No entanto, a Rampage R/T tem acabamento mais caprichado com direito ao revestimento que combina camurça e couro nos bancos e no volante.

Todas as versões da Ram Rampage saem da fábrica de Goiana (PE) com sete airbags, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático digital de duas zonas, faróis e lanternas full LED com acendimento automático e comutação do facho alto, sensor de chuva, chave presencial, banco do motorista com regulagem de altura, entre outros. O painel digital de 10,3”, a central multimídia de 12,3” com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e o carregador de celular por indução também fazem parte do pacote de série.

A segurança da picape é reforçada pelo alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres, combinado ao sistema de permanência em faixa com alerta de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo.

Todas as versões podem receber opcionalmente o pacote Elite (R$ 6 mil), que adiciona sistema de som premium Harman Kardon, banco do passageiro com ajuste elétrico e luzes internas configuráveis.

Veredicto – nesse primeiro contato, a Rampage mostrou que a Stellantis acertou ao inserir a Ram em um segmento antes inexplorado pela marca. A picape se destaca da concorrência – incluindo a “prima” Fiat Toro – pelo acabamento mais sofisticado e bom nível de assistências de condução. Caberá ao consumidor decidir se vale mais a pena contar com a maior autonomia do motor a diesel ou optar pelo desempenho superior do 2.0 turbo a gasolina.

Teste-drive a convite da Stellantis

Ficha técnica Ram Rampage R/T

Preço: R$ 269.990 (junho de 2023)
Motor: dianteiro, transversal, 2.0 turbo, quatro cilindros, injeção direta e indireta, a gasolina
Potência: 272 cv a 5.200 rpm
Torque: 40,8 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: automático de 9 marchas
Tração: dianteira, 4x4 sob demanda, 4x4 reduzida
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: independente multilink
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos ventilados com ABS e EBD
Pneus: 235/55 R19
Rodas: liga leve 19 polegadas
Dimensões: 5.028 mm de comprimento/1.886 mm de largura/1.771 mm de altura/2.994 mm de distância entre-eixos
Volume da caçamba: 980 litros
Volume do tanque de combustível: 55 litros
Peso em ordem de marcha: 1.917 kg
Carga útil: 750 kg
Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,9 segundos
Velocidade máxima: 220 km/h (limitada eletronicamente)

Consumo (Inmetro)
Ciclo urbano: 8 km/l
Ciclo estrada: 10 km/l

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