O Renault Kardian será revelado mundialmente no dia 25 de outubro, no Rio de Janeiro, mas a marca francesa segue mostrando seus detalhes antes da apresentação. Desta vez, uma imagem interna foi parcialmente divulgada.
Na foto é possível notar que a cabine do Kardian terá o mesmo volante dos carros mais novos da Renault, central multimídia com tela flutuante sobre o painel e iluminação em LED nas portas dianteiras. Outro detalhe interessante é a pequena alavanca do câmbio automático, parecida com a utilizada em modelos da Porsche.
Por enquanto, a Renault divulgou apenas que o Kardian terá “distância maior em relação ao solo e barras de teto” e “a silhueta compacta - com menos de 4,15 metros de comprimento – garante agilidade no trânsito urbano”. Para efeito de comparação, o Sandero/Stepway tem 4,06 m.
O Renault Kardian já está sendo fabricado em São José dos Pinhais (PR) para testes de unidades pré-série e ajustes na linha de produção. Funcionários da fábrica paranaense foram passaram por treinamento na Europa e em esquema virtual.
O SUV compacto será o sucessor dos modelos Sandero e Logan na América Latina. Sua plataforma, inédita no Brasil, é uma variante simplificada da arquitetura CMF, utilizada em diversos modelos da Renault na Europa.
A Renault já adiantou que essa plataforma é capaz de receber eletrificação, indicando que o Kardian ou outro modelo da marca poderá ter versões elétrica ou híbrida na América Latina.
Outra novidade que estreará com o Kardian na região é o inédito motor TCe 1.0 turbo de três cilindros, que receberá a tecnologia bicombustível para também rodar com etanol e atingir potência estimada na casa dos 120 cv e cerca de 20 kgfm de torque.
O Projeto HJF é um dos novos produtos que a Renault pretende lançar na América do Sul para aumentar as suas margens de lucro. Para isso, a empresa apostará na comercialização de modelos de maior valor agregado, como SUVs e veículos eletrificados.
A Renault adiantou no ano passado que pretende lançar outros modelos baseados na plataforma CMF-B no Brasil nos próximos anos. Atualmente, com exceção do subcompacto Kwid, os demais modelos da gama de automóveis da marca são baseados na antiga arquitetura B0.