PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Toyota vai fabricar van com motor de Hilux na Argentina

Furgão Hiace será feito no país vizinho com mecânica da picape e versões de carga e passageiros

O segmento de vans está prestes a ganhar mais um concorrente na América do Sul. A Toyota produzirá no país vizinho um modelo para competir contra Fiat Ducato, Ford Transit, Renault Master, entre outros.

A marca japonesa reativará o terceiro turno da fábrica de Zárate para fazer, ao que tudo indica, o furgão Hiace. A produção do modelo na Argentina é cogitado há pelo menos sete anos e ganhou força em 2019, quando foi importada da Ásia.

Em 2021, a Toyota confirmou a intenção de fabricar a Hiace em solo argentino para deixar de pagar os 35% de imposto de importação sobre o valor das unidades importadas e, consequentemente, vender a van por preços mais competitivos.

Segundo o Ámbito Financiero, a Toyota estabeleceu a meta de produzir 200 mil veículos por ano na Argentina a partir de 2024. Com a reativação do terceiro turno da fábrica de Zárate, a empresa ficará próxima de atingir a marca de 180 mil unidades com a produção da picape Hilux e do SUV SW4. A Hiace seria o modelo responsável para ajudar A atingir a capacidade máxima de produção no país vizinho.

A publicação destaca que a Toyota ainda está em fase de consulta de preços de componentes com os fornecedores, mas a matriz da empresa já teria aprovado o início da produção da van na Argentina a partir de 2023 ou 2024. O plano é fabricar cerca de 4 mil unidades por ano das versões furgão e de passageiros.

Como é a Toyota Hiace

A van compartilha diversos componentes mecânicos e de acabamento com a Hilux e o SW4. Na Ásia, a van é vendida com o mesmo motor 2.8 turbodiesel e o câmbio automático de seis marchas da picape e do SUV. Na Hiace, o propulsor gera 163 cv de potência e 43 kgfm de torque. A tração é apenas traseira.

As duas configurações de carga têm capacidade de 6,2 e 9,3 m³ e duas portas laterais corrediças. Independentemente da versão, a van é sempre equipada com retrovisores com ajustes elétricos e airbags para os três ocupantes dos bancos dianteiros. Já as variantes de passageiros têm capacidade para 12 ou 15 passageiros, mais o motorista, dependendo da configuração.

A versão Wagon, com proposta mais sofisticada e voltada ao transporte executivo, leva até sete passageiros em bancos de couro do tipo poltrona com apoio para as pernas e ajustes elétricos. Nessa configuração, a van conta ainda com central multimídia de 8” compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Compartilhar

Notícias Recentes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro