O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) realizou mais um estudo de reparabilidade. Desta vez, o alvo foi o Volkswagen Nivus, que alcançou o menor custo de reparo entre os SUVs.
Segundo o Cesvi, o conjunto de absorvedor de impacto de propileno, travessa de crash-box e travessa inferior para proteção a pedestre foi fundamental para minimizar o número de peças danificadas nos crash-tests, demonstrando que o veículo tende a proporcionar um reparo mais fácil, rápido e barato na oficina, caso sofra uma batida de trânsito.
O custo de reparação dianteira do Nivus ficou 53% menor que a média dos utilitários esportivos. Já em batidas traseiras, de acordo com o estudo, o custo é 28% menor que a média.
Para se ter uma ideia, o custo da cesta básica de peças do Nivus ficou em R$ 18.923, enquanto o do Tiggo 2, seu concorrente direto, tem uma cesta de peças estimada em R$ 26.671.
A metodologia inclui realizar um crash-test frontal em 40% do lado esquerdo do veículo. E um impacto traseiro em 40% do lado direito. Essas batidas representam 75% dos acidentes nos grandes centros urbanos.