PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

3 dicas que ajudam o carro a economizar combustível

Pequenos cuidados podem fazer a diferença e ainda aliviar o bolso do motorista

Tanque cheio, meio tanque, gasolina, etanol, gasolina aditivada, gasolina premium. Abastecer o carro pode parecer uma coisa simples, mas, na verdade, são tantos os pormenores que é preciso entender para fazer o melhor. E dentro disso está a de entender alguns conceitos. Por exemplo, economizar combustível nem sempre está diretamente ligado com a cifra na hora de encher o tanque. Existem outros fatores que interferem na economia do seu carro.

O diretor de operações da distribuidora de combustíveis ON Petro, José Debiasi, elenca três dicas simples para colocar em prática e economizar no seu dia a dia, confira:

1 – Calibre os pneus regularmente

Pode parecer que não tem relação nenhuma, mas manter os pneus calibrados corretamente reduz o atrito com o solo, proporcionando maior eficiência e desempenho. Em outras palavras, o carro rende mais e, consequentemente, gasta menos combustível. “Uma pressão adequada dos pneus não só traz economia de combustível, como também reduz a emissão de poluentes e aumenta a vida útil do pneu”, conta Debiasi. Ou seja, economia em dobro e cuidado com o meio ambiente com a pequena ação de realizar calibragem regularmente, de preferência semanalmente.

2 – Saiba a procedência do combustível

Abastecer o carro com combustível de qualidade é algo imprescindível, pois se o etanol, diesel ou gasolina estiverem adulterados, podem prejudicar o veículo. “Muitas vezes, uma gasolina adulterada, por exemplo, não é tão prejudicial para o motor do carro. Mas o que acontece é que ela rende muito menos. Ou seja, você tem a ilusão de estar economizando quando na verdade está gastando mais”, explica Debiasi.

Tenha sempre um local de confiança para realizar o abastecimento e procure conhecer o posto. “Pode parecer bobagem e dificilmente as pessoas prestam atenção neste detalhe, mas o nome do posto, a estrutura, tudo isso é um indicativo importante de confiabilidade. Se nunca viu, procure pesquisar na internet antes de abastecer. Quanto melhor o combustível, mais ele vai render, e um bom posto vai te oferecer essa garantia”, diz o diretor de operações.

3 – Ar-condicionado: na cidade com moderação, na estrada sempre

“Para funcionar, o ar-condicionado utiliza um compressor que é ligado ao motor do carro. Cada vez que você o liga, eleva o gasto de combustível”, explica Debiasi. Por isso, quando estiver na cidade, evite usar o equipamento desnecessariamente.

Já ao rodar em estradas, é preferível fechar as janelas e ligar o ar-condicionado. Isso porque a quantidade de ar que entra pelas janelas interfere na aerodinâmica do veículo, gerando maior resistência e prejudicando o desempenho do motor, que, consequentemente, acaba consumindo mais combustível.

Fotos: Shutterstock

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro