PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Siga essas dicas para não ter problemas com o carro no calor

Altas temperaturas exigem certos cuidados com a manutenção do veículo

Ainda faltam três meses para o verão, mas o forte calor já predomina em boa parte do Brasil. Porém, para curtir o carro com tranquilidade nos dias mais quentes, é preciso tomar alguns cuidados.

- Pintura

Deixar o carro estacionado sob o sol durante longos períodos pode ser prejudicial à pintura do carro. Os raios solares, combinados à alta temperatura, danificam o verniz da pintura, que acaba ficando com aspecto desgastado. Prefira estacionar o veículo em locais cobertos sempre que possível. Polir a pintura com ceras com filtro solar também ajuda a conservar a boa aparência do veículo que precisa ficar exposto ao sol.

Lembre-se de lavar o veículo sempre à sombra, de preferência nos horários mais frescos do dia. As altas temperaturas podem provocar manchas na pintura durante a lavagem.

- Sistema de arrefecimento

Responsável por manter a temperatura adequada do motor, o sistema de arrefecimento é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Quando submetido às altas temperaturas dos dias mais quentes, esse sistema tem de trabalhar em dobro para resfriar o motor. Por isso é de suma importância fazer as manutenções periódicas para detectar vazamentos e trocar o fluido do radiador.

Evite completar o nível do líquido de arrefecimento com água de torneira. Além de não ter as propriedades necessárias para realizar o resfriamento corretamente, o líquido pode provocar corrosão nas galerias do motor. O ideal é levar o veículo a um mecânico para fazer a manutenção necessária com o líquido de arrefecimento indicado pelo fabricante do carro.

- Ar-condicionado

Leve o seu carro a uma oficina especializada para verificar as condições do ar-condicionado. Às vezes a troca do filtro, uma simples limpeza ou a recarga do gás refrigerante resolvem os problemas de perda de eficiência. Em alguns casos, é necessário trocar mangueiras ressecadas, para o ar-condicionado volte e funcionar corretamente. Além de não refrescar adequadamente o interior do veículo, o ar-condicionado em más condições também eleva o consumo de combustível do motor.

- Pneus

Único componente do veículo em contato com o solo, os pneus sofrem com as altas temperaturas - em dias mais quentes, o asfalto pode atingir centenas de graus Celsius. Por isso é importante mantê-los sempre calibrados e em boas condições para não comprometer a segurança do carro. Pneus murchos também afetam o consumo de combustível, uma vez que o motor precisa fazer mais força para movimentar o veículo.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro