PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Aprenda a cuidar do ar-condicionado do seu carro

Apenas a troca do filtro de pólen não é o suficiente para manter o ar-condicionado sempre funcionando

Há algum tempo o ar-condicionado deixou de ser um opcional e passou a ser item quase obrigatório no carro do brasileiro. Mas você sabia que é necessário alguns cuidados para manter o bom funcionamento?

Vale ressaltar que o ar-condicionado não é mais apenas um item de conforto, ele pode ser considerado item de segurança, já que auxilia o motorista a manter a visibilidade em dias de chuva graças ao desembaçador. Pensando nessas situações, separamos dicas de como manter seu ar-condicionado sempre em dia. 

Manutenção

Um dos pontos mais importante é realizar a troca do filtro de pólen. Pode parecer que ele tem pouca função, mas na verdade mantém odores e partículas do ar externo fora do veículo, evitando a entrada de fumaça e poeira. Isso evita problemas respiratórios. Como saber quando trocar? Primeiro consulte o manul do seu carro, lá deverá informar a quilometragem para a troca. 

No entanto, vale a pena ficar de olho no seu próprio uso. Se você está acostumado a usar o ar na velocidade um e perceber que para refrescar da mesma maneira está precisando aumentar a velocidade, pode ser um sinal que o filtro já está obstruído e precisa ser trocado. 

Usar sempre

É importante não deixar o ar-condicionado muito tempo parado. O pouco uso pode causar ressecamento e falta de lubrificação no compressor e nas mangueiras. O ideal é ligar o ar-condicionado ao menos uma ver por semana durante cinco minutos. 

Essa instrução deve ser seguida mesmo quando a temperatura está mais agradável e você não precisar do ar-condicionado. Vale lembrar que usar o ar-condicionado não significa apenas resfriar a cabine, também é possível acionar para ter temperaturas mais quentes dentro do veículo. 

Limpeza do sistema

Essa talvez seja a parte mais importante. Além do filtro de pólen, é necessário fazer uma higienização do sistema. A primeira opção é pagar para uma oficina especializada, no entanto, há possibilidade de economizar e fazer o serviço em casa. Mas atenção, não esqueça de seguir as recomendações de uso e também o manual de instruções do veículo.

O processo de limpeza dos dutos se chama ozonização. Apesar do nome complicado, o procedimento é simples. Ao comprar o produto, note que há um gatilho na parte superior e um prolongador. Agite a embalagem antes de usar, coloque o prolongador dentro do duto e aperte até terminar de soltar o produto dentro do duto. 

Esse serviço deve ser feito com o carro ligado e o ar-condicionado ativado. Após liberar o conteúdo da embalagem no fundo dos dutos, feche as portas e deixe o produto agir. O efeito da substância cria uma fumaça em todo o veículo, mas isso é normal. O tempo médio é de 30 minutos com o produto agindo até dissipar. Após a conclusão, abra o carro por alguns minutos e descarte a lata.  

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro