PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Os carros que saíram de linha no Brasil em 2022

Confira a lista dos modelos que deram adeus ao mercado durante o ano

O ano de 2022 está praticamente no fim e a lista de carros que saíram de linha no Brasil já está definida. Enquanto alguns modelos foram descontinuados pelo baixo volume de vendas ou pelo fechamento de suas fábricas, outros deram adeus simplesmente por estratégia de mercado dos fabricantes. Confira a seguir a lista que KBB Brasil preparou com os carros que já não estão mais entre nós (ao menos nas concessionárias).

Volkswagen Gol

O Volkswagen Gol encerrou a sua história de 42 anos no último dia 23 de dezembro, quando a última foi produzida na fábrica de Taubaté (SP). Lançado em maio de 1980, o hatch teve cerca de 8,5 milhões de exemplares produzidos no país, somando as três gerações – as designações G3 e G4 são reestilizações da segunda geração, assim como as G6 e G7 são variantes da terceira geração do modelo.

Para celebrar a despedida do carro mais popular do Brasil, a Volks lançou a série especial Gol Last Edition, limitada a mil unidades e decorada com elementos visuais inspirados em antigas versões do Gol.

O novo modelo de entrada da Volkswagen no Brasil será o Polo Track, uma versão mais básica do hatch que estreia em janeiro de 2023 a partir de R$ 79.990 equipada somente com o motor MPI 1.0 flex de três cilindros de 84 cv de potência.

Volkswagen Voyage

Outro modelo veterano da Volkswagen que se despede do mercado brasileiro é o Voyage. O sedã compacto relançado em 2008 sairá de cena sem deixar um sucessor.

Caoa Chery Tiggo 2

O primeiro carro lançado após o Grupo Caoa adquirir metade da operação da Chery no Brasil, em 2018, deixou de ser fabricado em Jacareí (SP) junto com o Tiggo 3X e o Arrizo 6. A fabricante tomou a decisão após anunciar que a linha de produção ficará paralisada durante dois anos para passar por uma modernização voltada à fabricação de veículos eletrificados.

Mitsubishi Outlander Sport

A reestilização profunda do ASX não durou muito tempo no mercado brasileiro. O SUV lançado em meados de 2020 até conviveu durante algum tempo com o modelo antigo, mas sucumbiu às normas de emissões do Proconve L7. A Mitsubishi entendeu que não valeria a pena investir na modernização do motor 2.0 flex de 170 cv e preferiu tirar o Outlander Sport de linha neste ano.

Renault Sandero

Embora já estivesse com os dias contados – após a fabricante francesa anunciar, no final do ano passado, que pretende investir em veículos eletrificados e de maior valor agregado -, o Renault Sandero deixou de ser fabricado em São José dos Pinhais (PR). Para não dizer que o hatch foi totalmente descontinuado, a variante aventureira Stepway ainda segue sendo produzida por tempo indeterminado, mas não deverá durar muito tempo.

Caoa Chery Tiggo 3X

Lançado em 2021 como uma versão reestilizada e modernizada do Tiggo 2, o SUV compacto também foi vítima da paralisação da fábrica da marca no interior paulista. Além do visual atualizado, o Tiggo 3X trazia motor 1.0 turboflex e, dependendo da versão, era equipado com painel digital, freio de estacionamento elétrico e faróis de LED.

Caoa Chery Arrizo 6

Outro modelo descontinuado pela Caoa Chery em Jacareí (SP), o Arrizo 6 foi lançado em 2020 prometendo ser um rival à altura de Honda Civic e Toyota Corolla. Apesar de ser bonito e bem equipado, o sedã médio nunca conseguiu chegar perto do volume de vendas dos rivais japoneses.

Hyundai HB20X

A versão aventureira do HB20 se despediu do mercado após oito anos. Oferecido apenas com o motor 1.6 flex aspirado, o HB20X saiu de cena para Hyundai priorizar a oferta desse propulsor no Creta Action, uma versão mais básica da antiga geração do SUV.

Hyundai ix35

O veterano SUV lançado no Brasil em 2010 deixou de ser fabricado pelo Grupo Caoa em Anápolis (GO). Além de abrir espaço na linha de produção para os modelos da Chery, a empresa preferiu não investir na atualização do modelo para atender às normas de emissões do Proconve L7.

BMW X2

O BMW X2 estreou no Brasil em 2018 com uma proposta que mesclava o estilo de um SUV com a praticidade de um hatchback. No entanto, o modelo nunca vendeu bem por ter preços muito próximos aos dos SUVs X1 e X3, preferidos pelos clientes da marca. A BMW chegou a dizer que apenas interrompeu a importação do X2 e que estuda voltar a vendê-lo no país após a reestilização que será aplicada na Europa em 2023.

Suzuki Jimny

O valente jipinho deixou de ser fabricado em Catalão (GO) para a marca priorizar as vendas de sua nova geração, o Jimny Sierra, que é importada do Japão.

Volvo S60

O belo sedã saiu de linha no Brasil em março. Além do baixo volume de vendas, a Volvo prioriza a comercialização dos SUVs, que possuem versões eletrificadas.

Volvo S90

Outro sedã de respeito da marca sueca, o S90 também deixou de ser importado pelas vendas muito baixas. A Volvo, no entanto, considera voltar a vendê-lo no Brasil caso o S90 ganhe uma versão elétrica nos próximos anos.

Honda Accord

O primeiro híbrido da Honda no Brasil teve vida curta por aqui. O sedã lançado em meados de 2021 deixou de ser vendido no país no começo deste ano. O seu conjunto motriz formado pelo motor 2.0 a gasolina, combinado a dois propulsores elétricos, retornará ao nosso mercado na nova geração do Civic, que será lançada no começo de 2023.

 

Compartilhar

Notícias Recentes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro