Além de Argo e Cronos, o Fiat Mobi também ganhará o motor Firefly 1.0 ECO para atender às normas de emissões do Programa Proconve L8, que entrarão em vigor a partir de 2025. De acordo com o site Autos Segredos, o subcompacto voltará a ser equipado com o propulsor de três cilindros, oferecido na versão Drive entre 2016 e 2020.
Atualmente, o Mobi é o único carro da Fiat movido pelo antigo motor Fire EVO 1.0 de quatro cilindros, que será aposentado no mercado brasileiro justamente por não se enquadrar nas novas regras de emissões.
O motor Firefly 1.0 de três cilindros, que entrega até 71 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, poderá ter esses números alterados com as mudanças que serão aplicadas para a redução do consumo e de emissões de poluentes.
O Autos Segredos acrescenta que o Fiat Mobi seguirá sendo vendido nas versões Like e Trekking, mas com o “sobrenome” ECO, em referência ao novo motor, que virá acompanhado da direção elétrica no lugar do sistema hidráulico atual.
O Fiat Mobi 2025 não tem mudanças visuais previstas, mas é possível que o subcompacto ganhe novas rodas de liga leve e calotas.
Proconve L8
O Proconve L8 entrará em vigor a partir de 2025, sendo dividido em três fases. A segunda será entre 2027 e 2028, enquanto a terceira e última acontecerá a partir de 2029.
No programa atual (Proconve L7), o nível máximo de emissões exigido para carros de passeio é de 80 mg/km de Nmog e Nox (gases orgânicos não metanos e óxidos de nitrogênio). No PL8 o limite será de 50 mg/km.
Enquanto no PL7 o cálculo é feito por veículo, no PL8 será levada em conta a idade média da frota da marca. Neste caso, um carro menos poluente poderá compensar outro modelo que polui mais.
A partir de 2027, o PL8 manterá a média, mas exigirá um teto de 40 mg/km de Nmog e Nox. Em 2029, o limite será de 30 mg/km.