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Fiat Scudo substitui o Doblò Cargo com versões a diesel e elétrica

Furgão baseado em modelos da Citroën e Peugeot tem capacidade de carga de até 1.500 kg

Menos de um mês depois de lançar o Peugeot Rapid Partner, furgão compacto baseado no Fiorino para ampliar a gama de utilitários da marca francesa, a Stellantis apresenta mais um modelo rebatizado na linha de veículos comerciais. O Fiat Scudo é a versão rebatizada dos “franceses” Citroën Jumpy e Peugeot Expert.

>> Peugeot Partner Rapid é lançado mais barato que o Fiat Fiorino

Versões e preços

O furgão montado no Uruguai pela Nordex está disponível nas versões Cargo (R$ 187.490) e Multi (R$ 192.490). Esta última possui compartimento de carga envidraçado que permite a conversão para o transporte de passageiros. Para efeito de comparação, o Citroën Jumpy parte de R$ 161.990.

Uma versão batizada de Family Car, configurada para sete passageiros mais o motorista, está prevista para outubro e ainda não teve o preço divulgado.

Já a variante elétrica e-Scudo (R$ 329.990) é importada da França apenas na configuração de carga.

Motorização

As versões Cargo e Multi são movidas pelo motor BlueHDI 1.5 turbodiesel de quatro cilindros, que gera 120 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual de seis marchas e tração dianteira.

O propulsor conta com um reservatório de 18,7 litros de AdBlue, solução de água e ureia equivalente ao Arla 32, que trata os gases do escapamento para reduzir as emissões de poluentes.

Desempenho e consumo

Segundo a Fiat, o Scudo acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h. O furgão tem consumo médio de 12,4 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada, de acordo com as medições do Inmetro. A fabricante diz que o tanque de 69 litros de capacidade pode proporcionar autonomia superior a 800 quilômetros, dependendo do uso do veículo.

Até 330 km de autonomia

No caso do e-Scudo, o motor elétrico instalado na dianteira do veículo entrega o equivalente a 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque instantâneo. As baterias de íons de lítio de 75 kWh fornecem autonomia urbana de até 330 quilômetros. Em percurso rodoviário, o alcance cai para 237 km.

Um seletor de modos de condução configura o furgão de acordo com a necessidade do motorista: Normal, Eco (limita o desempenho para otimizar o consumo de eletricidade) e Sport (prioriza o desempenho e, consequentemente, eleva o consumo de energia).

A Fiat diz que é possível recarregar até 80% da bateria em estações de recarga ultra rápidas (100 kW). O tempo de “abastecimento” sobe para sete horas em equipamentos de 11 kW ou 11 horas em estações de 7,4 kW.

Capacidade de carga

Assim como os “primos” franceses Citroën Jumpy e Peugeot Expert, o Fiat Scudo tem capacidade de carga útil de até 1.500 kg. Pesando até 1.725 kg, o furgão não ultrapassa o Peso Bruto Total de 3.500 kg, podendo ser conduzido por motoristas habilitados com CNH de automóveis (categoria B).

O compartimento de carga do furgão mede 2,80 metros de comprimento, 1,28 m de largura e 1,22 m de altura, totalizando 6,1 metros cúbicos de volume total. Segundo a Fiat, é possível acomodar três pallets de 80 centímetros no assoalho do furgão.

Mais pesado que os modelos a combustão por conta das baterias (2.053 kg), o e-Scudo tem a capacidade de carga reduzida para 1.002 kg. 

Dimensões

Projetado para atender principalmente serviços em áreas urbanas, o Fiat Scudo mede 5,31 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 3,27 m de distância entre-eixos. A altura de 1,94 m permite ao furgão acessar praticamente qualquer estacionamento ou garagem de prédios.

Principais equipamentos de série

O Fiat Scudo traz de série três airbags frontais (motorista e passageiros), freios a disco nas quatro rodas com ABS, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de fadiga do condutor, faróis com luzes diurnas em LED, faróis de neblina, ar-condicionado, computador de bordo, controle de cruzeiro, vidros e travas com acionamento elétrico, direção eletro-hidráulica com ajustes de altura e profundidade do volante, banco do motorista com regulagem de altura, tomada 12 volts no compartimento de carga e rodas de aço de 16 polegadas calçadas em pneus 215/65.

Na versão elétrica são adicionados o freio de estacionamento elétrico, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, painel com tela digital de 3,5”, câmera com visão em 180° e central multimídia com tela de 7” e conexão com Android Auto e Apple CarPlay.

Garantia de fábrica

O Fiat Scudo tem garantia de três anos ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro). A versão elétrica tem cobertura de fábrica pelo mesmo período ou 160 mil km, além de garantia de oito anos para a bateria.

Fiat Professional

O Fiat Scudo será comercializado pela Fiat Professional, uma rede dedicada a veículos comerciais que conta com 200 pontos de atendimento em todo o Brasil.

A marca também oferece três planos de revisões. No plano Conforto, as três primeiras inspeções saem por R$ 99 a mais na parcela de financiamento do veículo ou R$ 2.700 no total. O plano Proteção, além das três primeiras revisões, inclui alinhamento e balanceamento das suspensões e a troca das pastilhas dos freios dianteiros e das palhetas dos limpadores (R$ 183 a mais nas prestações ou R$ 4.850). Por fim, o plano Segurança traz todos os itens do anterior, mais um ano de garantia adicional por R$ 220 extras nas parcelas do financiamento ou R$ 5.840 no total.

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