PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Fiat Strada vai mal e tira apenas uma estrela nos testes do Latin NCAP

Picape decepciona ao apresentar desempenho ruim na proteção para os ocupantes dianteiros

Modelo mais vendido do Brasil nos últimos dois anos entre automoveis e comerciais leves, a Fiat Strada passou pelo teste de colisão do Latin NCAP e foi classificada com apenas uma estrela de cinco possíveis. De acordo com a entidade, que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina e Caribe, a picape teve um desempenho considerado como “decepcionante”.

Segundo o Latin NCAP, a Fiat Strada (vendida em alguns países como RAM 700) apresentou estrutura instável, não possui sistemas de segurança suficientes para a proteção dos ocupantes e os seus airbags laterais não protegem os passageiros como deveriam.

A picape foi avaliada nas versões de cabine simples, equipada apenas com os airbags frontais, e de cabine dupla, dotada também com airbags laterais. Ambas, no entanto, contam com controles de estabilidade e tração.

Embora tenham apresentado diferentes resultados nos testes, a Fiat Strada teve a sua estrutura considerada instável na região dianteira e nas áreas dos pés do motorista e passageiro dianteiro, de acordo com o teste de impacto frontal a 64 km/h.

O Latin NCAP explica que o resultado no teste de impacto frontal foi semelhante para as duas versões de cabine da Strada, que atingiu um resultado pior na região peitoral do motorista e das pernas dos dois ocupantes dianteiros.

Mas o que, de fato, comprometeu o desempenho da picape foi o desempenho nos testes de impactos lateral e contra poste. Nessas condições, a Fiat Strada apresentou “acionamento incorreto e tamanho reduzido dos airbags laterais, resultando em proteção ineficiente para as áreas da cabeça e do tórax dos ocupantes, podendo implicar em alta probabilidade de ferimentos com risco de morte”, segundo a entidade.

O Latin NCAP recorda que este foi o mesmo problema apresentado no Renault Sandero. Em contrapartida, a versão de cabine simples teve um desempenho melhor no teste de impacto lateral ao apresentar menor deformação estrutural e maior estabilidade da carroceria.

No caso da ineficiência dos airbags laterais, o vídeo do teste de impacto contra poste mostra que as bolsas infláveis não foram capazes de cobrir toda a área dos corpos dos ocupantes. O airbag cobre a região da janela apenas no momento em que o veículo recua do obstáculo. Esse desempenho foi determinante para o Latin NCAP classificar a Fiat Strada com nota zero nesse quesito. O modelo de cabine simples não foi avaliado nessa situação por não possuir airbags laterais.

A movimentação dos bonecos que simulam os ocupantes durante o impacto também foi motivo de críticas do órgão. Segundo o Latin NCAP, o modelo de cabine dupla teve bom desempenho, mas o de cabine simples foi mal na avaliação da entidade.

No teste de proteção para crianças, a Fiat Strada cabine dupla apresentou resultado bom, mas a sua nota foi rebaixada pela quantidade de cadeirinhas infantis adequadas e pela desativação do airbag do passageiro não atender os critérios do órgão. A Strada cabine simples não passou por esse teste por não oferecer o sistema Isofix no banco do passageiro.

“A Fiat (FCA) mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros, visando modelos 5 estrelas, a Fiat (FCA) ainda não alcançou mais de uma estrela nos protocolos de testes atuais”, explica Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

A Stellantis disse em nota que “afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro