Modelo mais vendido do Brasil nos últimos dois anos entre automoveis e comerciais leves, a Fiat Strada passou pelo teste de colisão do Latin NCAP e foi classificada com apenas uma estrela de cinco possíveis. De acordo com a entidade, que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina e Caribe, a picape teve um desempenho considerado como “decepcionante”.
Segundo o Latin NCAP, a Fiat Strada (vendida em alguns países como RAM 700) apresentou estrutura instável, não possui sistemas de segurança suficientes para a proteção dos ocupantes e os seus airbags laterais não protegem os passageiros como deveriam.
A picape foi avaliada nas versões de cabine simples, equipada apenas com os airbags frontais, e de cabine dupla, dotada também com airbags laterais. Ambas, no entanto, contam com controles de estabilidade e tração.
Embora tenham apresentado diferentes resultados nos testes, a Fiat Strada teve a sua estrutura considerada instável na região dianteira e nas áreas dos pés do motorista e passageiro dianteiro, de acordo com o teste de impacto frontal a 64 km/h.
O Latin NCAP explica que o resultado no teste de impacto frontal foi semelhante para as duas versões de cabine da Strada, que atingiu um resultado pior na região peitoral do motorista e das pernas dos dois ocupantes dianteiros.
Mas o que, de fato, comprometeu o desempenho da picape foi o desempenho nos testes de impactos lateral e contra poste. Nessas condições, a Fiat Strada apresentou “acionamento incorreto e tamanho reduzido dos airbags laterais, resultando em proteção ineficiente para as áreas da cabeça e do tórax dos ocupantes, podendo implicar em alta probabilidade de ferimentos com risco de morte”, segundo a entidade.
O Latin NCAP recorda que este foi o mesmo problema apresentado no Renault Sandero. Em contrapartida, a versão de cabine simples teve um desempenho melhor no teste de impacto lateral ao apresentar menor deformação estrutural e maior estabilidade da carroceria.
No caso da ineficiência dos airbags laterais, o vídeo do teste de impacto contra poste mostra que as bolsas infláveis não foram capazes de cobrir toda a área dos corpos dos ocupantes. O airbag cobre a região da janela apenas no momento em que o veículo recua do obstáculo. Esse desempenho foi determinante para o Latin NCAP classificar a Fiat Strada com nota zero nesse quesito. O modelo de cabine simples não foi avaliado nessa situação por não possuir airbags laterais.
A movimentação dos bonecos que simulam os ocupantes durante o impacto também foi motivo de críticas do órgão. Segundo o Latin NCAP, o modelo de cabine dupla teve bom desempenho, mas o de cabine simples foi mal na avaliação da entidade.
No teste de proteção para crianças, a Fiat Strada cabine dupla apresentou resultado bom, mas a sua nota foi rebaixada pela quantidade de cadeirinhas infantis adequadas e pela desativação do airbag do passageiro não atender os critérios do órgão. A Strada cabine simples não passou por esse teste por não oferecer o sistema Isofix no banco do passageiro.
“A Fiat (FCA) mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros, visando modelos 5 estrelas, a Fiat (FCA) ainda não alcançou mais de uma estrela nos protocolos de testes atuais”, explica Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
A Stellantis disse em nota que “afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”.