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Ford Ranger e Transit ganham versão com visual esportivo na Europa

Configuração MS-RT tem visual mais agressivo e alterações na suspensão para favorecer o comportamento dinâmico

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca do oval azul, apresentou na Europa uma versão de apelo esportivo para a picape Ranger e a van Transit. Denominado MS-RT, o kit criado pela empresa M-Sport Road Technology traz alterações mecânicas para justificar o visual mais agressivo.

No caso da Ranger MS-RT, foi adicionado um body kit que mudou consideravelmente a aparência da picape, principalmente na dianteira. Apenas os faróis originais foram mantidos, enquanto a grade foi redesenhada com pequenos orifícios em formato de colmeia e o para-choque mais avantajado cria um efeito de a Ranger estar rebaixada.

Na traseira, a Ford a apostou em lanternas escurecidas, um pequeno aerofólio sobre tampa da caçamba e para-choque com o mesmo efeito colmeia utilizado na dianteira, mas com difusores ao lado do ponto de engate. Saias laterais e rodas de liga leve de 21 polegadas calçadas em pneus de perfil baixo (275/45 R21) deram à Ranger MS-RT um visual mais musculoso.

O interior combina acabamento na cor preta com detalhes azuis nas costuras do volante e dos bancos revestidos de couro e camurça. A picape é equipada de série com painel digital, multimídia de 12”, ar digital de duas zonas e o pacote de assistências, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, entre outros recursos.

A Ford destaca que as mudanças não são apenas estéticas, uma vez que o kit aerodinâmico favorece o comportamento da picape em altas velocidades. A fabricante informa que as bitolas foram alargadas em 4 centímetros, a mesma medida utilizada para baixar as suspensões, dotadas de amortecedores mais firmes para darem “maior precisão e estabilidade nas curvas”.

A motorização é a 3.0 V6 turbodiesel adotada recentemente no Brasil. Associado ao câmbio automático de 10 marchas, o propulsor de 240 cv de potência entrega 10 cv a menos que o oferecido em nosso mercado. O torque de 60,1 kgfm não foi alterado. O sistema de tração 4x4, com função automática (pode ser utilizada no asfalto), é idêntico ao da Ranger comercializada na América do Sul.

A Ford Ranger MS-RT tem capacidade de carga de uma tonelada e pode rebocar implementos com freios próprios de até 3.500 kg.

A Ford Transit MS-RT, por sua vez, segue a mesma receita da Ranger, mexendo apenas no visual, mas sem alterar os números de potência das motorizações turbodiesel, híbrida plug-in e elétrica.

O visual da van chama atenção pelo para-choque redesenhado com entradas de ar maiores e grade estilo colmeia com o emblema MS-RT. Saias laterais, rodas de 19” com pneus de medidas 235/45 R19 e até mesmo um aerofólio sobre a tampa traseira sugerem que a Transit entrega desempenho digno de esportivo.

A variante mais potente é a elétrica, que entrega interessantes 285 cv às rodas traseiras. A híbrida plug-in combina um motor 2.5 a gasolina a uma unidade elétrica para gerar 232 cv de potência combinada. Por fim, a opção 2.0 turbodiesel fornece 170 cv quando associada ao câmbio automático de oito marchas e tração integral ou 150 cv com a transmissão manual de seis velocidades e tração apenas dianteira.

O interior da van também conta com bancos revestidos de couro preto e camurça com costuras azuis, ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução, entre outros itens.

A capacidade de carga da Transit MS-RT é de 1.124 kg na configuração de 6.8 metros cúbicos de volume.

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