PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Graal terá carregadores ultrarrápidos com tecnologia da Fórmula E

Estações de recarga serão instaladas em 37 postos localizados em cinco estados brasileiros

A rede de postos Graal anunciou uma parceria com a ABB Eletrificação para instalar no primeiro semestre de 2024 dez eletropostos ultrarrápidos e 31 carregadores semirrápidos em 37 das suas 50 unidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

O investimento de aproximadamente R$ 15 milhões prevê a instalação de pelo menos duas estações de recarga de corrente direta (DC) em cada um dos 37 postos. Os equipamentos terão 120 kW (BYD e WEG) e 124 kW (ABB) de potência. Este último utiliza a mesma tecnologia de carregamento utilizada nos carros da Fórmula E. O Graal diz que as estações serão capazes de recarregar completamente os veículos elétricos em até 20 minutos ante as quatro horas necessárias em postos de recarga lenta.

“Essa é a mesma tecnologia que impulsiona o ABB FIA Fórmula E, o primeiro Campeonato Mundial de automobilismo totalmente elétrico, e agora ela está ao alcance dos motoristas brasileiros. A ABB é uma líder global em infraestrutura para veículos elétricos e já vendeu mais de 1 milhão de carregadores em todo o mundo”, diz Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão E-Mobility da ABB.

Questionada pela reportagem da KBB Brasil, a assessoria de imprensa da Rede Graal afirmou que as recargas terão custo ao consumidor, mas a empresa ainda está avaliando os valores e como será feita a cobrança do serviço. A relação de locais será divulgada após a definição do cronograma de implantação das estações.

Em parceria com a concessionária CPFL, a Rede Graal instalou o primeiro corredor de carregamento para veículos elétricos em 2015, entre as cidades de São Paulo e Campinas, no trecho de Jundiaí das rodovias Anhanguera e dos Bandeirantes. A iniciativa foi encerrada em abril deste ano.

A empresa decidiu ampliar a rede de eletropostos para aproveitar o crescimento nas vendas de carros elétricos no Brasil. De acordo com a Fenabrave (entidade que representa as concessionárias), cerca de 10,6 mil veículos foram emplacados em novembro. A frota atual é de cerca de 200 mil veículos movidos a eletricidade espalhados pelo país.

“Com a crescente adoção de veículos elétricos no Brasil, estamos comprometidos em expandir nossa rede de recarga para atender às necessidades de mobilidade sustentável. O futuro da mobilidade elétrica está chegando com força, e estamos orgulhosos de fazer parte desse movimento”, afirma Nivaldo Junior, Gerente de novos negócios do Grupo Graal.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro