PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Elétrico e completo: Nissan lança nova geração do LEAF no Brasil

Hatch começa a ser vendido oficialmente em versão única com motor de 149 cv e autonomia de até 240 km

Falar sobre carros elétricos no Brasil não é mais um tema futurista. Afinal, a partir desta quinta-feira (18), a Nissan começou a vender oficialmente no país o veículo elétrico mais vendido do mundo: o LEAF, em sua segunda geração. O evento de lançamento ocorreu na LEAF House, uma estrutura montada na capital paulista para promover todas as virtudes do carro e diversas atividade sobre a mobilidade elétrica, concomitamente com os mercados da Argentina, Chile e Colômbia. O hatch chega ao Brasil importado do Reino Unido, disponível em versão única, por R$ 195 mil, equipado com motor elétrico de 149 cv. 

"A Nissan acredita na eletrificação do Brasil e da América Latina. O novo Nissan LEAF chega para oferecer o que existe de melhor da marca, com tecnologias avançadas que entregam o máximo para a experiência de condução inteligente, desempenho e conectividade dentro da nossa visão do futuro da mobilidade, a Nissan Intelligent Mobility", afirma Marco Silva, Presidente da Nissan do Brasil. A confiança no sucesso do LEAF por aqui é sustentada pelas mais de 400 mil unidades vendidas do modelo desde a sua primeira geração, nos 50 países em que ele é comercializado. 

Para reforçar o compromisso com a mobilidade contemporânea, em vez de um emaranhado de fios e conexões entre um bloco, cabeçote e periféricos, o LEAF traz apenas um motor elétrico, de construção simples e eficiente, capaz de entregar 149 cv de potência (37% a mais que a primeira geração) e 32,6 kgfm de torque (aumento de 26%). E no caso deste último, a resposta é instantânea. "Uma das principais diferenças entre o LEAF e um carro comum a combustão é o prazer de condução que ele proporciona, pela entrega imediata de torque", explica Rafael Guimarães, engenheiro da Nissan. Com isso, ele atinge os 100 km/h na casa dos 8 segundos, mas a sensação nos primeiros metros é de uma aceleração ainda mais vigorosa. 

Nissan lança elétrico LEAF no Brasil

A bateria que equipa o LEAF é composta por íon-lítio laminada, com capacidade de 40 kWh. Ela ocupa exatamente as mesmas dimensões do conjunto utilizado na geração anterior, mas a estrutura individual das células de íon-lítio foi melhorada, representando aumento de 67% na densidade de energia. Outro importante aprimoramento de engenharia para a bateria está no uso de materiais de eletrodo aprimorados com química revisada, resultando em maior densidade de potência, contribuindo para maior durabilidade da bateria após a carga e a descarga.

Há três maneiras de recarregar a bateria do LEAF. O carro está preparado para carregar a bateria com correntes baixas, de até 12A a 16A, o que significa que é possível recarregá-la usando uma tomada residencial comum, de 120V a 220V. Por esta via, o carregamento é concluído de 20h a 40h. Contudo, os proprietários do LEAF já têm direito, sem nenhum custo adicional, a receber a instalação do carregador de parede (Wall Box) em sua residência, que acompanha um cabo de emergência e adaptador para plug tipo 2. Por meio do Wall Box, o LEAF é recarregado completamente entre 6h e 8h. 

Modelo será vendido em seis capitais

Além disso, ainda há os eletropostos de recarregamento rápido (corrente contínua de alta tensão 480V) espelhados pela cidade, capazes de abastecer até 80% da bateria em apenas 40 minutos (ou carga total em uma hora), usando o conector alternativo do carro, exclusivamente dedicado para o carregamento rápido. Aplicativos como o Plugshare podem ajudar o motorista a encontrar os pontos de recarregamento rápido disponíveis mais perto de seu trajeto. 

Com a bateria totalmente carregada, o Nissan LEAF é capaz de rodar por até 240 km. Isto é mais do que suficiente para cumprir o percurso entre casa e trabalho da maioria dos consumidores de grandes centros urbanos, já que este trajeto não costuma passar de 45 km, entre ida e volta, segundo pesquisas da companhia. De acordo com a Nissan, dependendo do uso e do trajeto, é possível rodar com o carro por semanas sem a necessidade de recarregá-lo. 

COMODIDADE DO E-PEDAL E CONDUÇÃO SEMI-AUTÔNOMA

Além do desempenho animador proporcionado pelo torque imediato, outro destaque que diferencia o LEAF de outros modelos à venda no Brasil é a possibilidade de conduzi-lo utilizando apenas um pedal, basicamente. Por meio do botão "e-Pedal" situado no console central, o LEAF é capaz de concentrar no pedal da aceleração outras duas funções quando ele não está sendo acionado pelo motorista: a regeneração da bateria e frenagem. Na prática, isso significa que em 90% das situações de uso cotidiano, basta o motorista tirar o pé do acelerador para que o veículo pare de maneira gradual e suave, sem a necessidade de pressionar o freio (a não ser em situações de emergência). 

O efeito do e-Pedal é ainda mais sensível quando o LEAF está em modo Eco de condução. Neste modo, o veículo reforça a regeneração de energia da bateria por meio do aproveitamento da energia que seria desperdiçada nos freios, provocando uma frenagem mais acentuada sem precisar do pedal esquerdo. Como resultado, o modo Eco é capaz de aumentar a autonomia em até 6%. 

LEAF é importado em versão única do Reino Unido

O recurso traz comodidade para o motorista, assim como contribui para a segurança ao volante. E falando em segurança, o LEAF se aproveita de um conjunto de tecnologias batizado de Nissan Intelligent Safety Shield, que engloba uma série de assistentes de condução semi-autônoma para auxiliar o motorista no dia a dia. De série, ele conta com controlador de cruzeiro adaptativo (que mantém distância programa do veículo à frente), alerta e assistente de permanência na faixa, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego traseiro e detector de ponto cego. Ainda há seis airbags, visão 360º para manobras, alerta inteligente de atenção do motorista, controle dinâmico de chassi, controle eletrônico de estabilidade e de tração, sistema de partida em rampas e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. 

O pacote de equipamentos de série do LEAF também inclui uma lista extensa de itens de estética, conforto e conveniência, como bancos dianteiro com aquecimento, ar-condicionado automático, central multimídia A-IVI compatível com Android Auto e CarPlay, painel parciamente digital com tela de 8'', roda de 17''.

Com o lançamento desta quinta-feira (18), o novo Nissan LEAF passa a estar disponível em um grupo de concessionárias especialmente preparadas para vender e atender aos clientes de carros elétricos. Nesta fase inicial, a Nissan oferece o seu modelo em sete lojas de cinco estados e do Distrito Federal: São Paulo (duas lojas), Rio, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília. Seu preço sugerido é de R$ 195 mil, valor que inclui o kit completo de equipamentos de recarga para casa e rua, com o carregador homologado pela Nissan, que já vem com a instalação, um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2. 

Novo Nissan LEAF é veículo zero emissões

Para vender o Novo Nissan LEAF, as equipes de showroom e oficina das concessionárias passaram por um treinamento especial e as lojas receberam equipamentos próprios para a manutenção de carros elétricos. No pós-venda, há um atendimento específico no SAC da Nissan e a assistência técnica também tem procedimentos diferenciados. O Novo Nissan LEAF tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, enquanto o conjunto de baterias tem garantia de oito anos ou 160 mil km.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Sedã
Picape
Hatchback
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro