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Primeira volta KBB™: como andam os novos Corolla Cross GR-S e Hilux GR-S?

Novas versões com o selo da divisão Gazoo Racing vão além do visual esportivo e acrescentam tempero à receita do SUV e da picape

A Toyota quer tornar sua divisão esportiva Gazoo Racing cada vez mais conhecida no Brasil. E uma das estratégias da marca para isso é distribuir esse selo entre os principais produtos do seu portfólio. Agora, além do sedã Corolla GR-S e do SUV SW4 GR-S, a série estreia no SUV Corolla Cross GR-S e retorna à gama da picape Hilux após um hiato de pouco mais de um ano.

Corolla Cross GR-S

No Corolla Cross GR-Sport, a Toyota busca conquistar os clientes que dispensam a tecnologia híbrida, mas não abrem mão de alguns equipamentos de comodidade. Por isso, o SUV com visual esportivo custa a partir de R$ 188.490, ficando como posicionado no topo da gama das versões com motor 2.0 – acima dele, há apenas as variantes XRV Hybrid (R$ 194.400) e XRX Hybrid (R$ 202.180).

Sem concorrentes diretos com a mesma proposta esportiva, o Corolla Cross GR-S aposta em para-choque dianteiro redesenhado, grade exclusiva, novas rodas de liga leve de 18”, adesivos e emblemas Gazoo Racing na laterais, aplique em preto brilhante no para-choque traseiro e régua do porta-malas e emblemas na cor preta. O mesmo tom escurecido vem de fábrica na pintura de teto, colunas e retrovisores externos, por R$ 1.500 extras nas carrocerias branco e vermelho – além delas, há a opção de carroceria preta.

Do lado de dentro, o SUV ganha bancos exclusivos com revestimento parcialmente em suede perfurado, volante e coifa do câmbio com costuras vermelhas, tapetes personalizados e placa numerada no console. Em relação à variante XRE, a série Gazoo Racing Sport acrescenta itens como alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de pontos cegos, ar-condicionado digital de duas zonas e teto solar elétrico panorâmico (este último até então exclusivo da configuração XRX). A central multimídia possui tela de 9” e é compatível com espelhamento via cabo dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Todos os modelos Toyota GR-S trazem algum “tempero” além do visual. No caso do Corolla Cross, a fabricante seguiu a cartilha da mesma versão oferecia no sedã e adotou novo ajuste mais rígido para molas e amortecedores dianteiros, reforços estruturais no assoalho e para-choque traseiro e recalibração da assistência elétrica da direção. Apesar disso, a suspensão traseira segue a mesma, por eixo de torção (enquanto o sedã adota conjunto independente, com arranjo multibraço em todas as versões).

Em nosso rápido primeiro contato com o Corolla Cross GR-S, na pista do Velo Città, no interior de São Paulo (SP), pudemos notar o maior equilíbrio do SUV em situações de mudança rápida de trajetória. A nova calibração da direção deixou as respostas ligeiramente mais diretas, enquanto o motor 2.0 flex (que manteve os mesmos 177/169 cv e 21,4 kgfm das demais versões) dá conta do recado em acelerações e retomadas, bastante afinado com o câmbio CVT de 10 marchas.

Hilux GR-S

A primeira versão da Hilux GR-S chegou ao Brasil em 2019 com a mesma motorização diesel das demais versões, à época o 2.8 com 170 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. A segunda edição da série surgiu na sequência, com o lançamento de um lote limitado com motor 4.0 V6 a gasolina de 234 cv e 38,3 kgfm.

Na linha 2022, a Toyota optou por adicionar pimenta também à mecânica da Hilux GR-S. Para isso, recalibrou o motor 2.8 turbodiesel, que agora entrega 224 cv de potência a 3.000 rpm (20 cv extras) e 55 kgfm a 2.800 rpm (4,1 kgfm a mais que a versão SRX). O câmbio automático de seis marchas também passou por remapeamento e, agora, conta com opção de trocas manuais por borboletas no volante (recurso até então inexistente na picape).

No visual, o utilitário adota para-choque com molduras redesenhadas para os faróis de neblina, nova grade com o logotipo Toyota por extenso, capô na cor preta, molduras ao redor das caixas de roda com detalhe em vermelho, estribos laterais, santantônio, para-choque traseiro escurecido, adesivos e logotipo Gazoo Racing e novas rodas de 17” (com pneus all-terrain nas medias 265/60R17).

A ambientação da cabine segue semelhante às últimas edições GR-S, com pedais esportivos em alumínio, logotipos no volante e quadro de instrumentos, aplique vermelho no painel e placa numerada no console. Há ainda novos bancos parcialmente em suede, com costuras vermelhas. Por conta deles, a Hilux GR-S não traz o sistema de ventilação e aquecimento dos bancos da versão SRX.

Nosso primeiro contato com a Hilux GR-S 2022 foi em um curto trecho off-road do mesmo circuito, onde a picape demonstrou aptidão para transpor obstáculos sem risco de danificar para-choques ou o assoalho – mérito dos bons ângulos de entrada (29°) e de saída (26°), além do vão livre do solo (286 mm). O ganho em potência e torque no motor foi perceptível em um pequeno trecho de reta na terra.

A suspensão estreia nova configuração nas molas e inéditos amortecedores monotubo, com diâmetro 30% maior do que nas demais versões. O novo conjunto cumpre o objetivo de diminuir o “sacolejo” da picape em terrenos acidentados. Para quem busca o desempenho mais esportivo e visual exclusivo, a Hilux GR-S é posicionada no topo da gama da picape, com preço inicial de R$ 348.790 (R$ 26.270 extras em relação ao acabamento SRX).

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