PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Procura por carros blindados aumenta 45% em 2021

Jeep Compass foi o modelo que mais recebeu a proteção no ano passado

O mercado de veículos blindados registrou um crescimento recorde em 2021. Segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), no ano passado 20.024 carros receberam proteção balística, número 45% superior ao registrado em 2020.

A entidade destaca que esse volume é o maior desde o início da pesquisa setorial, em 1995. A Abrablin estima que 285 mil veículos blindados circulam no Brasil atualmente.

De acordo com a pesquisa da Abrablin, a blindagem mais procurada em 2021 foi a de Nível III-A, que tem preço médio de R$ 67.243, sem contar o valor do veículo.


Fábrica da blindadora Defense (Divulgação)

Volta das atividades e quadrilhas do PIX estimulam procura pela blindagem

Para o presidente da Abrablin, Marcelo Silva, esse aumento na procura pela blindagem automotiva pode estar ligado ao retorno das atividades comerciais e da circulação de pessoas após o período de maior restrição da pandemia. “É quando a criminalidade também passa a atuar mais intensamente. A sensação de insegurança cresce e faz com que mais pessoas recorram à blindagem como alternativa de maior proteção”, explica.

O executivo destaca também que o crescente número de casos de sequestros relâmpagos realizados pelas chamadas “quadrilhas do PIX”, que ameaçam e obrigam as vítimas a fazer transferências bancárias por meio de aplicativos de celular, também tem relação com o aumento da demanda por carros blindados no último ano. “Esse tipo de crime se intensificou no ano passado, o que motivou muitos cidadãos amedrontados a estacionarem seus veículos nas blindadoras em busca da proteção”, acrescenta Silva.

Jeep Compass lidera ranking de blindados em 2021


Jeep Compass foi o modelo mais blindado em 2021 (Divulgação)

Antes restrita a modelos de alto luxo, a blindagem vem sendo cada vez mais aplicada em carros de diferentes segmentos. Segundo a Abrablin, o Jeep Compass foi o modelo mais blindado em 2021, seguido pelo Toyota Corolla Cross.

Toyota Corolla sedã, Volvo XC60 e Volkswagen T-Cross fecham a lista dos modelos que mais receberam a proteção balística no ano passado.

Estado de São Paulo concentra a maior frota de blindados do Brasil

Segundo os dados da Abrablin, o estado de São Paulo foi responsável por 65% da demanda de veículos blindados em 2021 (13.033 unidades). O estado do Rio de Janeiro ficou com a segunda posição do ranking, com 12,8% da produção (2.563 carros).


Veículo recebendo blindagem na fábrica da GR Blindagens (Divulgação)

Rio Grande do Sul com 3,67% (735 carros), Minas Gerais com 3,5% (713 veículos) e Ceará com 3,15% (631 unidades) completam a lista dos estados que mais comercializaram blindados novos em 2021.

De acordo com a Abrablin, os homens representam a maior parte dos clientes (54%), sendo que 35% deles têm idades entre 40 e 49 anos – mesma faixa etária que a maioria das mulheres (36%) que adquiriram veículos blindados no ano passado.

Blindados usados também registram aumento nas vendas

Apesar de a Abrablin não contabilizar números específicos sobre o mercado de veículos blindados usados, a entidade afirma que também houve aumento na procura por esses veículos em 2021. “Observamos eu esse mercado foi impulsionado por um público formado tanto por pessoas sem recursos para adquirir um veículo zero quilômetro e mandar blindar quanto por pessoas com condições financeiras, mas com pressa em buscar essa segurança”, resume o presidente da Abrablin.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro