PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Serviço AutoPapo - Insulfilm: tudo que você precisa saber sobre as películas

Saiba como usar em seu carro a película, que é um dos acessórios mais populares do mercado

Uma das razões pelas quais motoristas instalam películas automotivas, ou o “Insulfilm”, é a segurança. Muitos se sentem mais seguros dentro de um carro escuro, escondidos do mundo exterior. Pensam que, caso haja um ladrão à espreita, ele não vai poder identificar os ocupantes e objetos dentro do veículo.

Se a pessoa estiver sozinha, por exemplo, vai preferir que ninguém saiba, especialmente em um país onde a violência urbana é um medo constante.

Entretanto, também há um contraponto a esse pensamento. Com os ocupantes escondidos dentro do veículo, também será impossível identificar um agressor dentro do carro. No caso de um sequestro relâmpago, por exemplo, o criminoso passará despercebido.

O Insulfilm é, na verdade, uma marca que fabrica películas automotivas. O nome, como é comum acontecer, acabou pegando para descrever o acessório.

Limite de transparência permitido por lei para a película

Como informa o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a legislação que define as regras para a utilização do “Insulfilm” é a resolução 254, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O texto define que a “transmissão luminosa” através do vidro dianteiro não deve ser inferior a 75%. Ou seja, a película pode bloquear no máximo 25% da luz. No parabrisa, o filme também deve ser incolor.

Já os vidros laterais podem ser um pouco mais escuros, e a transmissão luminosa pode chegar a 70%, bloqueando-se 30% da luminosidade.

Multa para Insulfilm

Aos que desobedecerem a regra, cuja fiscalização compete ao estado, a penalidade é de uma infração grave, com multa e retenção do veículo para regularização.

O órgão detalha, ainda, que o nível de luminosidade considera o “conjunto vidro-película”. Ou seja, se o vidro do carro já é ligeiramente escurecido, o grau de escurecimento do “Insulfilm” deve levar isso em conta.

E isso ocorre muitas vezes, como explica o consultor técnico da Stellantis, Ricardo Dilser. Ele esclarece que todos os modelos da marca saem de fábrica com “vidros esverdeados”. O escurecimento do material é feito durante o processo de produção, não havendo película. Dessa forma, o próprio vidro diminui a luz que entra no habitáculo em pequenos graus, além de oferecer proteção contra os raios solares.

O objetivo, segundo Dilser, é oferecer conforto ao motorista. Ao mesmo tempo, na percepção do Denatran, a diminuição excessiva da entrada de luz compromete a dirigibilidade do veículo. Assim, deve haver um equilíbrio entre os dois aspectos.

Como tirar o Insulfilm velho

Você comprou um carro usado com aquela película tão antiga que está até azulada? Ou apenas não curte vidros escurecidos e prefere o padrão original? Remover o Insulfim em casa não é difícil, mas exige cuidado para não deixar cola.

Uma forma simples de amolecer a cola da película é usando ar quente. Caso não tenha um soprador de ar quente, um secador de cabelo já atende. Apenas tome cuidado na hora de puxar o do vigia, para não estragar os filamentos do desembaçador.

Na hora de puxar é preciso ter paciência e evitar de rasgar o filme. Puxar muito rápido pode deixar resquícios de cola. Enquanto puxa, continue jogando o ar quente no vidro.

Novos tipos de película

Hoje o mercado de acessórios está mais desenvolvido e traz muitas opções. Para quem procura apenas a segurança, existem as películas de proteção que servem para evitar que um criminoso quebra o vidro para acessar o interior do veículo. Não chega a igual a um vidro blindado, mas já salva de situações de risco.

Outra novidade do mercado são os Insulfilm fotocromáticos, que são escuros por fora e por dentro a visão é como se tivesse sem. Apesar de parecer ser o tipo “ideal” de película, ela fica fora de acordo com a legislação pois a transmitância luminosa é medida de fora para dentro.

Uma alternativa para quem está procurando o Insulfilm apenas para o carro não virar uma estufa são as de controle solar. Ela fica dentro dos limites da lei e pode ser aplicadas em todos os vidros, deixando o aspecto levemente azulado. Esse tipo de película ajuda também no funcionamento do ar-condicionado, pela cabine não estar tão quente.

Boris Feldman já falou sobre essa questão em vídeo: assista!

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro