PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Serviço AutoPapo - Mito ou verdade: limpeza de bico injetor preventiva é necessária?

Mecânicos oferecem a limpeza do bico injetor de forma preventiva antes mesmo de verificar o estado da peça, cuidado que isso pode ser picaretagem

Existem mecânicos das mais diferentes índoles, por isso é necessário ter atenção com os serviços recomendados. Mecânicos picaretas tentam se passar como amigo, querendo sugerir procedimentos desnecessários “para o seu bem”, mas isso pode ser a raposa tomando conta do galinheiro. Um serviço muito empurrado nas oficinas é a limpeza dos bicos injetores. Confira o serviço completo abaixo ou clique aqui e leia diretamente no AutoPapo.

Os mecânicos oferecem esse serviço até de forma preventiva, com o clássico argumento “mal não vai fazer.” Outros argumentam que a limpeza periódica é necessária por causa da gasolina brasileira e, por isso, as oficinas precisam ter o equipamento de limpeza.

AutoPapo sempre se posiciona ao lado do consumidor e não tem rabo-preso com mecânicos. Apuramos se limpeza dos bicos injetores realmente é necessária ou se é mais um mito que foi enraizado.

Picaretagem sem fronteiras

A máquina de limpeza de bicos injetores que existe em algumas oficinas brasileiras não é exclusiva do nosso país tropical. Ela tem a funcionalidade de desobstruir os orifícios da peça, mas tem o uso limitado.

Essa prática de oferecer a limpeza preventiva dos bicos também existe nos EUA e a máquina usada é a mesma que encontramos no Brasil. Por lá o posicionamento dos engenheiros e fabricantes é o mesmo que vemos aqui: se fosse necessário, estaria no plano de manutenção oficial.

O que pode sujar ou entupir os bicos injetores

Consultamos o engenheiro de manutenção automotiva Renato Passos para responder as principais dúvidas sobre esse componente. Ele diz que combustível adulterado, filtro de combustível saturado e a falta de estanqueidade do sistema de injeção são os principais causadores de sujeira nos bicos injetores.

A gasolina brasileira, mesmo com sua alta quantidade de etanol e falta de aditivos não é capaz de causar sujeira em curto prazo a ponto de precisar de uma limpeza rotineira. O filtro de combustível saturado faz que mais sujeira passe para o sistema de injeção.

bico injetor

O bico injetor só precisa de ser limpo se estiver sujo, é possível sentir o motor falhando nesse caso

A limpeza periódica não é necessária

O engenheiro afirma que o motorista que usa combustível de qualidade e faz a manutenção correta do veículo, não precisa se preocupar com limpeza dos bicos injetores. A limpeza só é necessária caso haja um acumulo de sujeira.

O motorista pode sentir que o sistema de injeção possui alguma obstrução. Caso exista acumulo de sujeira ou entupimentos o motor irá falhar e perder desempenho. Porém esses sintomas também podem indicar vários outros problemas, confira numa oficina de confiança antes de condenar os bicos.

Mas e o etanol?

O etanol é mais limpo que a gasolina na emissão de carbono. Porém, Renato atenta para uma possível formação de goma nos bicos injetores em veículos que só utilizam esse combustível por muito tempo.

A chance de isso acontecer é baixa, mas não é nula. Ele sugere o uso de gasolina de boa qualidade uma vez por mês ou uma vez a cada dois meses para evitar essa goma.

Cuidados para não ter problemas com os bicos injetores

Renato Passos reforça que os principais cuidados são: usar combustível de boa qualidade e manter a manutenção em dia. O proprietário do veículo precisa ter atenção com o filtro de combustível e trocar apenas por um de especificações semelhantes à recomendada pelo fabricante. No mercado existem filtros com propriedades distintas e aparência semelhante.

Para usuários de gasolina é recomendado usar frequentemente a aditivada, sempre escolhendo um posto de qualidade. Os aditivos são detergentes com a finalidade de manter o sistema de injeção e as partes internas do motor sempre limpas. Na falta da aditivada ou abastecendo em um posto desconhecido, você pode usar um aditivo detergente/dispersante comprado separadamente.

gasolina aditivada shutterstock

A gasolina aditivada é uma aliada para manter seu motor limpo por dentro

Voltando aos EUA. Lá o argumento da limpeza de bicos injetores ser desnecessária é reforçado por toda gasolina vendida no país trazer os aditivos detergentes desde 1995. Obrigatório justamente para redução de consumo e emissões, além de manter os motores mais limpos e duráveis.

Portanto, caro leitor, a tal limpeza preventiva de bico injetor “não faz mal” como os mecânicos dizem. Pois não tem necessidade de ser feita em um motor bem cuidado. O único mal é feito para o seu bolso, já que você irá pagar por um serviço desnecessário.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro