PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Serviço AutoPapo - Motor do carro: você sabe a diferença entre CV (Cavalo-Vapor) e HP?

Cavalos e HP são duas unidades de medida para a mesma finalidade: quantificar a potência do motor do carro. Você sabe a diferença entre eles?

Ao redor do mundo são usadas diferentes medidas para quantificar potência do motor de um carro. Por aqui, no Brasil, utilizamos o ‘cv’, que significa Cavalo-Vapor, para indicar a força do propulsor. Já em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, é empregada a grandeza HP: ‘horsepower‘(cavalo de força, em uma tradução livre). Confira a matéria abaixo ou acesse o site do AutoPapo para ler na íntegra. 

E as designações variadas acabam por deixar muitas pessoas em dúvida, ou até mesmo curiosas, sobre as diferenças entre a potência em CV ou HP

Diferença entre CV (Cavalo-Vapor) e HP (Horsepower)

HP e CV são duas formas de medida de potência iguais?

Não. Cavalo-Vapor e horsepower não são duas unidades de medidas exatamente iguais.

1 cv é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts

Ou seja: 1 cv é igual a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 cv.

As duas medidas são, portanto, quase equivalentes em comparação numérica. Porém, o HP é uma grandeza ligeiramente maior: um automóvel de 100 HP possui 100,6 CV. Essas medidas são utilizadas para a quantificação da potência do motor do carro independentemente do tipo de propulsão: a diesel, a gasolina, a etanol ou elétrica.

Porém, no caso dos motores de carros elétricos, é comum a quantificação também em Watts (W).

Como surgiram as medidas de potência do motor do carro?

James Watt, matemático e engenheiro britânico criou a máquina a vapor em 1768 junto de seu amigo, o cientista Joseph Black, a fim de ser uma alternativa à tração animal dos… cavalos!

Para quantificar a potência disposta por sua máquina, Watt a comparou com os cavalos de minas de carvão. Medindo o desempenho dos animais em uma esteira, chegou a conclusão que de 745,7 watts eram proporcionados pelos cavalos; é uma unidade de medida que significa 1 HP de potência, que é a medida de 1,0139 cv (cavalos vapor).

Medidas de torque: diferença entre kgfm e Nm

Kgfm e Nm são duas unidades para medir torque, mas que apresentam resultados diferentes. Vale lembrar que torque é uma força associada ao movimento giratório, como o que ocorre no eixo do motor do carro.

No Brasil, a medida mais utilizada para estimar o torque é o quilograma-força-metro (kgfm). Porém, essa força também pode ser calculada em Newton-metro (Nm).

A medição para o torque é baseada em medida hipotética de uma alavanca de um metro. Exemplo: 25 kgf*m (quilograma-força-metro) significa uma força equivalente de 25 kgf sobre a alavanca. Já 250 Nm indicam que existe uma força de 250 Newtons sobre esta mesma alavanca de um metro de comprimento.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro