A Stellantis, conglomerado empresarial dono das marcas Fiat, Jeep, Ram, Citroën e Peugeot, adquiriu 70% da Comercial Automotiva/DPaschoal após uma negociação que durou 13 meses. Com aquisição, o grupo passa a ser o líder na distribuição de peças e serviços na América do Sul.
Somente em 2022, o mercado de autopeças movimentou R$ 96 bilhões na região. Do total, 20% são peças originais (OEM) e 80% são provenientes de fabricantes independentes no segmento de reposição e pós-vendas (IAM).
A compra da DPaschoal permitirá à Stellantis explorar um mercado de mais de R$ 61 bilhões apenas no Brasil. Com o controle acionário de 70% da Comercial Automotiva, o grupo passa a controlar também as marcas DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel.
Atualmente, a Comercial Automotiva/DPaschoal conta com quase três mil funcionários. Em 2023, a empresa teve faturamento de R$ 2,6 bilhões.
A DPaschoal possui 120 lojas próprias instaladas em 14 estados brasileiros. Este número deverá subir, de acordo com Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul. A empresa já conversa com a rede de concessionários e, nos locais onde for economicamente viável, eles terão preferência para abrir um ponto de atendimento DPaschoal.
Além dos pontos assistenciais, a Comercial Automotiva/DPaschoal conta com 28 centros de distribuição de pneus e peças. A linha de serviços oferecidos pela DPaschoal atende desde veículos leves até pesados e máquinas agrícolas.
Segundo a Stellantis, o consumidor brasileiro que possui carro zero quilômetro troca de veículo a cada dois anos e meio, em média. Esse cliente costuma fazer as manutenções na rede de concessionárias. No entanto, a partir do terceiro dono, os serviços costumam ser feitos em lojas independentes.
Com a DPaschoal, a Stellantis poderá continuar atendendo esse cliente, uma vez que as lojas oferecerão peças homologadas para os veículos das marcas do grupo. Entretanto, as lojas DPaschoal continuarão sendo multimarcas.