A Stellantis anunciou o início da produção do motor 1.3 turbo em Betim, Minas Gerais. O novo propulsor, inicialmente, será usado por Jeep e Fiat. A estreia acontecerá ainda este ano, mas ainda não sabemos se no Compass ou na Toro.
No primeiro momento, a Stellantis está produzindo apenas o propulsor com quatro cilindros. Abastecido com gasolina, esse propulsor tem 180 cv e 27,5 kgfm de torque. A potência com etanol ainda não foi revelada.
O propulsor é baseado no 1.3 Firefly e manterá este nome quando equipar os Fiat, mas se chamará GSE quando equipar os Jeep. Uma das novidades é que esse propulsor terá a tecnologia MultiAir II no duplo comando das válvulas variáveis. Esse sistema permite melhor controle do tempo de abertura das válvulas, da elevação das válvulas de admissão e da carga do motor.
A fábrica também fará um 1.0 turbo com três cilindros, mas após novo aporte de R$ 100 milhões. Para a atual linha, foram investidos R$ 400 milhões. Após Fiat e Jeep, os propulsores podem chegar nos modelos da Peugeot e Citroën.