Bob Lutz diz que a Tesla Motors, maior fabricante de carros exclusivamente elétricos do mundo, vai falir em breve. Críticos dizem que ela é uma máquina de queimar dinheiro. Ou pelo menos diziam até a divulgação de resultados da empresa no terceiro trimestre deste ano. Elon Musk, CEO da empresa, havia dito que o objetivo seria que ela finalmente apresentasse resultados positivos. E a promessa foi cumprida: a Tesla teve um lucro de US$ 312 milhões em boa medida pela lucratividade do Model 3, o modelo com a pré-venda mais expressiva da história: houve mais de 400 mil reservas pelo carro quando ele ainda era apenas um projeto. Isso dá um lucro de US$ 1,75 por ação, com resultados brutos de US$ 6,8 bilhões. A expectativa do mercado era que a empresa teria um prejuízo de US$ 0,53 por ação, com um bruto de cerca de US$ 5,7 bilhões, o que mostra o quanto o resultado foi surpreendente.
Diz a Tesla que só Model 3 rendeu à empresa mais de US$ 3 bilhões. Ele foi o modelo que mais gerou dinheiro no mercado americano. O que chega mais perto é o Toyota Camry, que ficou pouco acima de US$ 2 bilhões. Mesmo que o Model 3 tenha tido um volume menor que o do Camry em vendas. Isso porque, segundo a Tesla, o lucro bruto proporcionado pelo Model 3 fica acima de 20%, algo que tende a aumentar com o ganho de escala na produção do veículo e com melhorias constantes na produção. Desmontado pela consultoria Munro & Associates, há pelo menos 227 pontos de melhoria na produção do Model 3. E a Tesla já está em contato com a consultoria para aproveitar essas dicas. Em outras palavras, o Model 3 pode dar ainda mais lucro, algo na casa dos 30%, segundo estimativas da Munro. E não é apenas isso que a empresa tem a seu favor.
Depois de assinar um acordo para ter em Xangai uma fábrica para mais de 500 mil carros elétricos por ano, a Tesla anunciou que já tem o terreno da Gigafactory 3 comprado e que produzirá por lá o Model 3 e o futuro SUV baseado nele, chamado de Model Y. Uma escolha estratégica: Xangai tem mais de 30 milhões de habitantes, uma atmosfera poluidíssima e precisa urgentemente do maior número possível de elétricos. Há planos também para uma fábrica na Europa.
But consider it real. We could unveil Model Y anytime from late this year to mid next year, so March 15 is about right.
— Elon Musk (@elonmusk) 24 de maio de 2018
Quanto ao Model Y, ele será a letra que falta para uma linha S3XY, como Elon Musk queria ter: Model S, Model 3 (que devia se chamar Model E, mas a Ford já tem o registro deste nome), Model X e Model Y. Elon Musk promete mostrar o novo SUV entre o final do ano e meados do ano que vem, mas já até deu uma data certa em um tweet recente: 15 de março.
E ainda há mais produtos por chegar, como a segunda geração do Roadster, o Tesla Semi, um caminhão elétrico, e a Pickup, para competir no segmento mais forte do mercado norte-americano. Musk já disse que a Pickup é seu produto favorito. E a empresa não se fia apenas nisso para crescer: tem também o Solar Roof, da Solar City, e o PowerWall, as baterias para casas (com Solar Roof ou não, mas idealmente com geração de energia solar). Como se costuma dizer, e rumo certo e vento a favor dos planos da empresa. E os lucros ajudam a dar credibilidade ao projeto. A Tesla promete repeti-lo no último trimestre do ano. E avançar além dele quando suas fábricas na China e na Europa estiverem prontas. É, Bob Lutz: talvez você tenha errado feio em suas previsões...