PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Pela terceira vez em sua história, Tesla Motors apresenta lucro

Contrariando todas as previsões mais pessimistas, fabricante de carros elétricos mostra viabilidade econômica e promete resultados ainda mais sólidos no futuro

Bob Lutz diz que a Tesla Motors, maior fabricante de carros exclusivamente elétricos do mundo, vai falir em breve. Críticos dizem que ela é uma máquina de queimar dinheiro. Ou pelo menos diziam até a divulgação de resultados da empresa no terceiro trimestre deste ano. Elon Musk, CEO da empresa, havia dito que o objetivo seria que ela finalmente apresentasse resultados positivos. E a promessa foi cumprida: a Tesla teve um lucro de US$ 312 milhões em boa medida pela lucratividade do Model 3, o modelo com a pré-venda mais expressiva da história: houve mais de 400 mil reservas pelo carro quando ele ainda era apenas um projeto. Isso dá um lucro de US$ 1,75 por ação, com resultados brutos de US$ 6,8 bilhões. A expectativa do mercado era que a empresa teria um prejuízo de US$ 0,53 por ação, com um bruto de cerca de US$ 5,7 bilhões, o que mostra o quanto o resultado foi surpreendente.

Diz a Tesla que só Model 3 rendeu à empresa mais de US$ 3 bilhões. Ele foi o modelo que mais gerou dinheiro no mercado americano. O que chega mais perto é o Toyota Camry, que ficou pouco acima de US$ 2 bilhões. Mesmo que o Model 3 tenha tido um volume menor que o do Camry em vendas. Isso porque, segundo a Tesla, o lucro bruto proporcionado pelo Model 3 fica acima de 20%, algo que tende a aumentar com o ganho de escala na produção do veículo e com melhorias constantes na produção. Desmontado pela consultoria Munro & Associates, há pelo menos 227 pontos de melhoria na produção do Model 3. E a Tesla já está em contato com a consultoria para aproveitar essas dicas. Em outras palavras, o Model 3 pode dar ainda mais lucro, algo na casa dos 30%, segundo estimativas da Munro. E não é apenas isso que a empresa tem a seu favor.

Elon Musk assina acordo para fábrica da Tesla em Xangai

Depois de assinar um acordo para ter em Xangai uma fábrica para mais de 500 mil carros elétricos por ano, a Tesla anunciou que já tem o terreno da Gigafactory 3 comprado e que produzirá por lá o Model 3 e o futuro SUV baseado nele, chamado de Model Y. Uma escolha estratégica: Xangai tem mais de 30 milhões de habitantes, uma atmosfera poluidíssima e precisa urgentemente do maior número possível de elétricos. Há planos também para uma fábrica na Europa.

Quanto ao Model Y, ele será a letra que falta para uma linha S3XY, como Elon Musk queria ter: Model S, Model 3 (que devia se chamar Model E, mas a Ford já tem o registro deste nome), Model X e Model Y. Elon Musk promete mostrar o novo SUV entre o final do ano e meados do ano que vem, mas já até deu uma data certa em um tweet recente: 15 de março.

Tesla Pickup

E ainda há mais produtos por chegar, como a segunda geração do Roadster, o Tesla Semi, um caminhão elétrico, e a Pickup, para competir no segmento mais forte do mercado norte-americano. Musk já disse que a Pickup é seu produto favorito. E a empresa não se fia apenas nisso para crescer: tem também o Solar Roof, da Solar City, e o PowerWall, as baterias para casas (com Solar Roof ou não, mas idealmente com geração de energia solar). Como se costuma dizer, e rumo certo e vento a favor dos planos da empresa. E os lucros ajudam a dar credibilidade ao projeto. A Tesla promete repeti-lo no último trimestre do ano. E avançar além dele quando suas fábricas na China e na Europa estiverem prontas. É, Bob Lutz: talvez você tenha errado feio em suas previsões...

Compartilhar

Notícias Recentes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro