Muitas vezes, carros são aposentados por força da lei. Foi assim no Brasil em 2013 com Fiat Uno Mille e Volkswagen Kombi, que teriam dificuldades para contar com freios ABS e duplo airbag. E isso pode acontecer agora com o Toyota Etios, mas somente no mercado indiano.
Segundo o site Autocar India, o custo para adaptar o modelo às novas normas de emissões de poluentes e segurança que entram em vigor em 2020 seria muito alto. Para piorar a situação, um dos grandes trunfos do Etios no país é ser vendido com motor diesel.
Esse tipo de de motor é responsável por 70% das vendas do modelo. Atualizar o propulsor não seria o grande problema, no entanto, a partir de outubro de 2020 é obrigatória a presença de mais itens de segurança e reforços estruturais, o que tornaria a conta salgada.
Brasil
Por aqui o Etios segue sem muita definição desde a chegada do Yaris. Apesar de fazer a porta de entrada da marca, o veterano vendeu metade apenas do que o irmão este ano. Não há indicativos de uma nova geração ou mesmo uma reestilização no futuro próximo.