PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Toyota Hilux foi a picape mais roubada em SP em 2022

Ocorrências de furtos e roubos de picapes aumentaram 30,4% no estado, segundo estudo da Ituran

Se o Volkswagen Gol foi o carro mais furtado ou roubado no estado de São Paulo entre janeiro e maio de 2022, a Toyota Hilux foi a picape preferida dos ladrões no período. Segundo o levantamento feito pela empresa de rastreamento Ituran a pedido do site UOL Carros, o modelo esteve envolvido em 705 ocorrências nos primeiros cinco meses do ano (veja o ranking abaixo).

VEJA TAMBÉM:

>> Volkswagen Gol foi o carro mais roubado em SP em 2022

O estudo da Ituran aponta que 2.708 ocorrências do tipo foram registradas entre janeiro e maio deste ano no estado, o que representa uma alta de 30,4% na comparação com os 2.076 casos verificados no mesmo período de 2021, quando a restrição de circulação de pessoas devido à pandemia era maior do que atualmente.  

Com base nas informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a Ituran listou as dez picapes mais furtadas ou roubadas no estado no período mais recente divulgado pelo órgão.

De acordo com a pesquisa, as picapes com cinco a dez anos de fabricação são foram as mais visadas pelos criminosos e representaram 36,9% das ocorrências de furto e roubo em território paulista. Já os modelos com mais de dez anos de uso ficaram na segunda posição do ranking, com 27,8% dos casos.

Ladrões preferem furtar os veículos

Com base nas ocorrências registradas no estado de São Paulo envolvendo automóveis e comerciais leves, o levantamento aponta que 77,3% delas foram furtos, enquanto os roubos foram 22,7% dos casos. Em 2021, esses números foram de 79,6% e 20,4%, respectivamente.

“Os furtos predominam porque são um crime muito mais ameno no Código Penal e difícil de provar. Os criminosos só roubam veículos que não conseguem furtar, devido a tecnologias embarcadas que previnem a prática”, explica Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran.

O especialista destaca que a preferência pelo furto indica que o veículo é, de fato, o alvo do criminoso. Já o roubo pode ser motivado para a prática de outros crimes, como fugas ou a subtração de pertences que estejam com o dono do carro.

As 10 picapes mais furtadas ou roubadas em São Paulo em 2022, segundo a Ituran:

1 - Toyota Hilux (705 furtos ou roubos)

2 – Volkswagen Saveiro (483 furtos ou roubos)

3 – Fiat Strada (400 furtos ou roubos)

4 – Chevrolet Montana (191 furtos ou roubos)

5 – Chevrolet S10 - (184 furtos ou roubos)

6 – Fiat Toro (183 furtos ou roubos)

7 – Mitsubishi L200 - (137 furtos ou roubos)

8 – Volkswagen Amarok (95 furtos ou roubos)

9 – Ford Ranger (81 furtos ou roubos)

10 – Nissan Frontier (56 furtos ou roubos)

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro