A Volkswagen resolveu apresentar as novas versões esportivas do Golf 8: GTI, GTD e GTE. A apresentação estava programada para o Salão de Genebra, que começa na próxima semana, mas a marca alemã antecipou os planos após algumas fotos vazarem.
Começando pelo mais tradicional, o GTI agora possui 245 cv, ou seja, 15 cv a mais em relação a geração anterior. A felicidade dos puristas está não só no acréscimo de potência, mas também no fato do esportivo vir com câmbio manual de série, enquanto um automatizado de dupla embreagem e sete marchas será vendido como opcional.
Entretanto, a configuração com potencial para chegar ao Brasil é a GTE, que é atualmente vendida por aqui. Essa versão também ficou mais potente, saindo dos atuais 204 cv para os mesmos 245 cv do GTI. O motor 1.4 TSI continua com 150 cv, mas o propulsor elétrico agora rende 115 cv. No entanto, a bateria teve aumento de 50% na capacidade, podendo rodar até 60 km no modo 100% elétrico. Neste caso, a transmissão é automatizada de dupla embreagem com seis marchas, feita especialmente para carros híbridos.
O GTD também foi mostrado, essa configuração usa um motor 2.0 de quatro cilindros com 200 cv movido a diesel. Todas as versões alcançam os 210 km/h, segundo a Volkswagen.
Entre os itens de série, todas as versões possuem alerta de mudança de faixa, frenagem automática com detecção de pedestres, ar-condicionado digital, faróis de LED e rodas de 17 polegadas (aros 18 e 19 são opcionais). Há ainda painel de instrumentos digital e central multimídia. Além das motorizações, os esportivos se diferenciam pelas assinaturas de cores acima dos faróis (vermelho no GTI, azul no GTE e prata no GTD).