Conforme adiantado recentemente pela KBB Brasil, o Volkswagen Virtus aposentou a versão esportiva GTS para oferecer a motorização 1.4 turboflex em uma nova configuração de proposta mais luxuosa na linha 2023. Além do visual retocado, o sedã compacto-médio ganhou equipamentos para ficar mais competitivo. Os preços vão de R$ 103.990 a R$ 144.990.
Preços do Volkswagen Virtus 2023:
Virtus 170 TSI MT5 – R$ 103.990
Virtus 170 TSI AT6 – R$ 112.990
Virtus Comfortline 200 TSI AT6 – R$ 121.990
Virtus Highline 200 TSI AT6 – R$ 130.030
Virtus Exclusive 250 TSI AT6 – R$ 144.990
Na linha 2023, todas as versões do Volkswagen Virtus passam a ser equipadas de série com faróis de LED e seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) – antes eram apenas quatro.
Visualmente, o sedã recebeu retoques nos para-choques, faróis e lanternas. O interior recebeu melhorias no acabamento e novos equipamentos de série, como o painel digital e o carregador de celular por indução desde a configuração de entrada.
A versão Exclusive, inspirada no Santana EX de 1990, conta com detalhes estéticos exclusivos, como lanternas escurecidas, rodas de 18 polegadas e emblemas alusivos nos encostos dos bancos dianteiros, no painel e nos para-lamas.
Motorizações
Nas versões 170 TSI manual e automática, o Volkswagen Virtus repete a estratégia do Polo e passa a ser oferecido com uma variante menos potente do conhecido motor 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, que gera até 116 cv de potência e 16,5 kgfm de torque. O propulsor, que substitui o antigo 1.6 aspirado, pode ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou à caixa automática Tiptronic de seis velocidades.
Com esse motor, o Virtus 2023 manual acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos ante 11,2 segundos do automático. A velocidade máxima de 196 km/h e 192 km/h, respectivamente.
Nas variantes Comfortline e Highline 200 TSI, o mesmo motor segue entregando até 128 cv e 20,4 kgfm, sempre com transmissão automática. Essas versões aceleram de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atingem a velocidade máxima de 196 km/h.
Na nova versão topo de linha Exclusive, o Virtus é equipado com o 1.4 turboflex de quatro cilindros de 150 cv e 25,5 kgfm, também casado com o câmbio automático Tiptronic. O modelo mais potente alcança os 100 km/h em 8,2 segundos e chega aos 209 km/h de velocidade final.
Principais equipamentos de série
Virtus 170 TSI manual (R$ 103.990): seis airbags; controles de estabilidade e tração; frenagem automática pós-colisão; monitor de pressão dos pneus; sensores de estacionamento traseiros; direção elétrica com ajustes de altura e profundidade; ar-condicionado; vidros dianteiros e traseiro, travas e retrovisores com acionamento elétrico; controle de cruzeiro; volante multifuncional; sistema de som Composition Touch com quatro alto-falantes; carregador de celular por indução; painel digital de 8 polegadas; rodas de liga leve de 15”, entre ouros.
Na 170 TSI automática (R$ 112.990) são adicionados o controle de cruzeiro adaptativo; frenagem autônoma de emergência; saída de ar-condicionado e duas portas USB-C para o banco traseiro; descanso de braço dianteiro; sistema start-stop e volante revestido de couro.
A Comfortline 200 TSI (R$ 121.990) recebe o motor 1.0 turbo mais potente; chave presencial; ar digital; bancos revestidos de material imitação de couro; câmera de ré; rodas de liga leve de 16”; faróis de neblina; freios a disco traseiros; faróis de neblina em LED; e sistema de som com seis alto-falantes. A central multimídia VW Play é oferecida como opcional.
Na versão Highline 200 TSI (R$ 120.030), há o acréscimo de sensores de estacionamento dianteiro; faróis com acendimento automático; sensor de chuva; detector de fadiga do motorista; rebatimento elétrico dos retrovisores; frenagem automática de manobra; painel digital de 10,25”; central VW Play; acabamento do painel em vinil e rodas aro 17”. Essa configuração ainda conta com a gratuidade das três primeiras revisões (a cada 10 mil km ou anuais).
Por fim, a Exclusive 250 TSI (R$ 144.990) adiciona ao pacote da Highline o acabamento interno exclusivo; aerofólio traseiro; seletor dos modos de condução e as rodas de liga leve aro 18”.