PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

VW Virtus conversível que transportou Lula na fábrica de SBC levou seis semanas para ficar pronto

Conceito foi o quinto modelo feito pela marca para visitas presidenciais

A Volkswagen realizou na semana passada, em São Bernardo do Campo (SP), uma cerimônia para anunciar o seu novo ciclo de investimentos no Brasil. Para transportar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas dependências da fábrica Anchieta, a fabricante utilizou um curioso Volkswagen Virtus conversível feito especialmente para a visita do chefe do poder Executivo.

De acordo com a Volkswagen, o Virtus Cabrio é o quinto carro confeccionado para esse tipo de evento. No passado foram feitos Fusca (1959 e 1993), Polo Sedan (2003) e Fox (2005).

O carro em questão combina a pintura azul Biscay da versão Highline com as rodas de liga leve de 18 polegadas e o motor 1.4 turboflex de 150 cv da configuração Exclusive. O câmbio é o conhecido Tiptronic automático de seis marchas.

Construído em apenas seis semanas por cerca de 30 profissionais da área de Desenvolvimento de Produto e de Qualidade, o Virtus Cabrio teve de receber reforços estruturais em outros pontos da carroceria devido à remoção do conjunto do teto.

O assoalho, por sua vez, foi alongado para ampliar o espaço entre os bancos dianteiro e traseiro, modificação que obrigou a alterar a capacidade e o local de instalação do tanque de combustível.

“Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., Diretor de Desenvolvimento Técnico da Volkswagen.

Também foram desenvolvidas novas peças de acabamento externo, como partes de fechamento das colunas e portas, bancos e tanque de combustível. Uma barra transversal foi instalada na região da coluna B, para que os ocupantes do banco traseiro, quando de pé, tivessem apoio e segurança.

Por fim, as alterações exigiram modificações em alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo.

Após cumprir a sua função, o Virtus Cabrio será destinado ao acervo da Garagem VW e ficará ao lado de demais veículos especiais, esportivos e protótipos da marca. Dividirá espaço com outras relíquias como o projeto BY e o VEMP, que nunca chegaram às ruas, além de Polo Sedan e Fox conversíveis, que também estão por lá.

Fotos: Divulgação e Ricardo Stuckert

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro