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Nissan Sentra Advance é opção a se pensar até R$ 150 mil

Versão intermediária do sedã tem bom custo-benefício e é alternativa interessante aos SUVs da mesma faixa de preço

O novo Nissan Sentra foi lançado no Brasil em março como opção a quem quer fugir dos onipresentes SUVs compactos ou procura um sedã médio diferente do Toyota Corolla, que ampliou a sua hegemonia no segmento depois que a nova geração do Honda Civic se tornou um carro de nicho, importado apenas na versão híbrida tabelada a R$ 245 mil.

Como é o novo Nissan Sentra

A oitava geração do Nissan Sentra foi lançada em 2019 na China, onde é chamado de Sylphy e lidera as vendas de carros de passeio. O sedã médio é importado do México nas versões Advance (a partir de R$ 149.990) e Exclusive (R$ 173.290). 

Medindo 4,64 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos, o novo Nissan Sentra tem praticamente o mesmo tamanho do modelo anterior, com exceção do ganho de cerca de 6 centímetros na largura (1,82 m). A altura, no entanto, foi reduzida em cerca de 4 cm, enquanto o porta-malas de 466 litros é 37 litros menor que o do antecessor.

Outra mudança – possivelmente inspirada no Toyota Corolla atual – é a suspensão traseira independente multilink no lugar do antigo sistema de eixo de torção.

Na contramão dos sedãs de marcas europeias e norte-americanas, que utilizam motores turbinados, o Sentra seguiu a tradição do compatriota Toyota Corolla e manteve a motorização 2.0 aspirada com transmissão automática continuamente variável. O novo propulsor, movido apenas a gasolina, recebeu injeção direta de combustível, válvula de controle de fluxo de ar, entre outras melhorias, para trabalhar no ciclo Atkinson – mais eficiente em termos de consumo.

Capaz de gerar 151 cv de potência (11 cv a mais que o modelo anterior) e 20 kgfm de torque, o propulsor combinado a um câmbio CVT que simula oito marchas entrega desempenho bastante satisfatório. Além do baixo nível de ruído, o novo motor 2.0 do Sentra tem funcionamento suave a maior parte do tempo.

Para compensar a ausência de um turbocompressor, que proporcionaria mais força em baixas rotações, o acelerador tem respostas bem sensíveis aos comandos do motorista. A Nissan informa que o novo Sentra precisa de 9,4 segundos para acelerar da imobilidade aos 100 km/h.

Mesmo com a relevante diferença de 16 cv a menos que o Toyota Corolla 2.0 (177 cv), o Sentra não decepciona quando precisa entregar desempenho. Motor e câmbio respondem prontamente às investidas no pedal do acelerador para realizar ultrapassagens e retomadas seguras.

Mesmo seguindo uma receita mais conservadora em termos de mecânica, o novo Nissan Sentra é um carro surpreendentemente econômico. A fabricante informa médias de 11 km/l na cidade e de 13,9 km/l na estrada, de acordo com os testes padronizados pelo Inmetro. No entanto, atingimos facilmente médias superiores a 10 km/l em uso urbano e acima de 16 km/l em rodovias.

Mesmo sendo um carro que prioriza o conforto, graças às suspensões que filtram com eficiência os impactos dos buracos do asfalto, o Sentra tem comportamento exemplar em curvas, chegando a lembrar a dinâmica da antiga geração do Honda Civic.

O interior do novo Sentra em quase nada remete ao modelo anterior. Os materiais – macios ao toque no painel e nas portas dianteiras – são de melhor qualidade, apesar de o volante ser o mesmo de Kicks, Versa e Frontier.

A nova plataforma, compartilhada com outros modelos da Aliança Renault Nissan, permitiu ao Sentra adotar uma posição de dirigir mais baixa e dinâmica. Essa sensação é reforçada pelo console central elevado, que abriga apenas a alavanca do câmbio, alguns porta-objetos e o botão de partida do motor. Como nem tudo são flores, o freio de estacionamento acionado por um pedal. É uma solução comum nos carros vendidos nos Estados Unidos e que causa estranheza à maioria dos motoristas brasileiros, principalmente em um carro que chega a custar mais de R$ 170 mil.

Ainda assim, o novo Nissan Sentra agrada pelo conforto dos bancos dianteiros que apoiam bem o corpo dos ocupantes mesmo em viagens mais longas (as duas versões contam com a tecnologia Zero Gravity). O painel tem fácil leitura tanto dos instrumentos analógicos quanto da tela digital de boa definição.

O banco traseiro do sedã acomoda bem dois adultos e uma criança sentada no meio, mas bem que poderia ter uma saída de ar-condicionado, item que carros mais baratos já oferecem.

Desde a versão Advance, o novo Nissan Sentra é equipado de série com seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios a disco nas quatro rodas com ABS; alertas avançado de colisão frontal e de atenção do motorista; faróis de LED com acendimento automático; faróis de neblina em LED; direção elétrica; ar-condicionado digital de duas zonas; bancos revestidos de material imitação de couro com aquecimento e regulagem elétrica para o motorista chave presencial; painel com tela de 7 polegadas; central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay; controle de cruzeiro; borboletas para trocas de marchas no volante; rodas de liga leve de 17”, entre outros.

São exclusivos da versão mais cara o teto solar elétrico, sistema de som Bose, acendimento do facho alto dos faróis, partida remota do motor, retrovisor interno antiofuscante, rebatimento elétrico dos espelhos externos, além das assistências de condução, que incluem o controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de prevenção de mudança de faixa e câmeras com visão em 360°.

Veredicto – a versão de entrada do novo Nissan Sentra entrega bom nível de equipamentos, além de acabamento mais caprichado que o do Toyota Corolla XEi (R$ 155.790) e qualidade de construção superior ao dos SUVs derivados de carros compactos posicionados na mesma faixa de preços. Embora o motor aspirado tenha desempenho adequado e baixo consumo de combustível, o carro como um todo carece de alguns mimos cada vez mais requisitados pelos consumidores, como carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, função um-toque dos vidros dos passageiros e uma central multimídia que seja capaz de se conectar a telefones celulares apenas por Bluetooth.

Ficha técnica Nissan Sentra Advance

Preço: R$ 149.990 (agosto de 2023)
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 2.0 16V aspirado, injeção direta, comando variável de abertura das válvulas de admissão e escape, a gasolina
Potência: 151 cv a 6.000 rpm
Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: automática CVT com 8 marchas simuladas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Raio de giro: 5,20 metros
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: independente multilink
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos ventilados com ABS e EBD
Pneus e rodas: 215/50 R17, liga leve
Dimensões: 4.646 mm de comprimento/ 1.816 mm de largura/ 1.456 mm de altura/ 2.707 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 1.405 kg
Carga útil: 375 kg
Distribuição de peso: 61% (dianteira)/49% (traseira)
Volume do porta-malas: 466 litros
Volume do tanque de combustível: 47 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Velocidade máxima: 200 km/h

Consumo (Inmetro)
Cidade: 11 km/l
Estrada: 13,9 km/l

Garantia: 3 anos, sem limite de quilometragem
Revisões: a cada 10 mil km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro)

Avaliação Profissional KBB
4 de 5
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