PUBLICIDADE
HomeNotíciasAvaliações
Compartilhar

Avaliação KBB™ - Chevrolet Camaro SS 2019

Visual polêmico, mais refinamento e muita fumaça marcam a atualização da sexta geração do Camaro

O Camaro SS foi um dos principais destaques do estande da Chevrolet no último Salão do Automóvel de São Paulo. Na ocasião, o que mais chamava atenção era o visual polêmico e o fato dele compartilhar o mesmo câmbio automático de dez marchas do arquirrival Ford Mustang (fruto da parceria entre as duas empresas para desenvolver a nova caixa de transmissão para ambos muscle cars). O esportivo da Chevrolet começou a ser vendido renovado por aqui no início deste ano e a KBB Brasil teve a oportunidade de constatar que as novidades do modelo vão muito além disso, com destaque para o maior nível de diversão que ele pode proporcionar na linha 2019. 

À venda por R$ 328.990, o Camaro fica exatamente na faixa de preço do alemão Porsche 718 Cayman, que parte de R$ 329 mil. Mas mais importante do que isso, é perceber que esta cifra deixa o Camaro acima do Mustang, vendido por R$ 315.900, e talvez este seja o maior desafio para ele convencer o entusiasta de muscle cars a ignorar o Ford. 

Do que você vai gostar no Chevrolet Camaro SS

Motivos para te fazer sorrir não faltam no Camaro 2019. A atual sexta geração do esportivo ficou significativamente mais madura no que diz respeito ao seu comportamento de pista. Embora ele continue com o mesmo motor 6.2 V8 de 466 cv e 62,9 kgfm de torque, o muscle car americano, reconhecido pela sua brutalidade e personalidade um tanto indomável em determinadas condições, hoje é capaz de se aproximar muito daquilo que víamos exclusivamente nos esportivos europeus (mais especificamente, nos alemães). Isso significa que participar de um track day ao volante de um Camaro pode se tornar um desafio de baixar tempo a cada volta. 

Contudo, pra quem não está nem aí para os pneus de trás e quer mesmo ficar queimando borracha a cada curva de lado, o Camaro mantém a sua essência de rebeldia. E o melhor é que a linha 2019 adicionou um recurso que facilita ainda mais a vida de quem quer transformá-lo um verdadeira máquina de fazer fumaça: o line lock. A tecnologia permite que as rodas da frente travem para que você consiga pisar fundo no acelerador durante 10 segundos para tracionar as de trás sem mover o carro, portanto, fazendo subir fumaça e o cheio de borracha queimada que qualquer entusiasta de muscle car adora. 

Camaro SS é mais caro do que o Ford Mustang

Mas para além do efeito estético impressionante, este recurso tem a função de aquecer os pneus para facilitar a arrancada numa prova de drag race em linha reta, por exemplo, permitindo extrair máximo potencial da partida com o auxílio do controle de largada (outra novidade da linha 2019), permitindo que o motorista atinja os 100 km/h mais perto ou até antes dos 4,2 segundos de fábrica. 

Ainda que o Camaro não faça você se sentir verdadeiramente num carro de mais de R$ 300 mil no que diz respeito ao refinamento da cabine ou tecnologias de ponta, esta última atualização mostra que ele está mais perto disso. Os materiais que revestem a cabine, em sua maioria, são macios ao toque e não há qualquer rebarba, uma evolução e tanto se comparado ao Camaro da geração anterior. Equipamentos como os bancos com memória a ótima central multimídia MyLink 3 completam o pacote mais premium que ele oferece agora. 

Talvez você não curta...

O visual do Camaro, sem dúvida alguma, era o ponto mais polêmico deste facelift. O verbo ali está no passado por uma razão: a Chevrolet já mudou a "cara" do Camaro, praticamente um ano depois de apresentar este design que você viu no Salão (e verá no vídeo abaixo). Aparentemente, apesar de particularmente não achar que ele tenha ficado feio, a ousadia não agradou o público americano e a Chevrolet deu mais um tapinha na frente do esportivo, conforme você pode ver na imagem abaixo e comparar com o modelo que andamos (e que ainda é vendido no Brasil, já que ainda não há data para que o novo facelift chegue por aqui). 

Chevrolet mudou o visual do Camaro um ano após último facelift

O preço elevado, sobretudo em relação ao Mustang, também pode ser uma razão para torcer o nariz para o Camaro. Apesar de vir bem recheado de série, a lista de equipamentos dele não justifica por si só o preço tão acima do arquirrival. 

Avaliação completa

Assista à nossa avaliação com o Chevrolet Camaro SS 2019 diretamente no nosso canal no Youtube! Aproveite para se inscrever, pois toda semana publicamos um vídeo novo por lá! 

Ponta do Lápis

Veja como o Camaro SS diante dos seus rivais em relação ao seu preço, ficha técnica e de equipamentos! 

Ficha técnica

Modelo Chevrolet Camaro SS
Motor 6.2, V8, dianteiro, longitudinal, gasolina
Potência 461 cv a 6.000 rpm
Torque 62,9 kgfm a 4.400 rpm
Câmbio Automático, 10 marchas
Tração Traseira
Freios (d/t) Discos ventilados
Suspensão (d/t) McPherson / multilink
Dimensões (C/L/A) 4,78 m / 1,89 m / 1,35 m 
Entre-eixos 2,81 m
Peso 1.705 kg
Porta-malas 208 litros
Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Sedã
Picape
Hatchback
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro