Lançado em 2021, o Fiat Pulse chegou à linha 2023 com mudanças na oferta de versões e equipamentos. A configuração Drive com motor 1.0 turbo foi descontinuada, deixando a Audace Turbo 200 como a opção mais em conta com o propulsor mais potente.
E foi justamente o Fiat Pulse Audace de R$ 117.990 que sofreu alterações no conteúdo para ficar mais competitivo em termos de preços perante a concorrência. Caso o comprador deseje “incrementar” o SUV compacto, terá de desembolsar até R$ 5.980 para ter o pacote opcional Safety, o mais completo e que acrescenta frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, acendimento automático do farol alto, retrovisor antiofuscante e sensor de chuva. O Pulse Audace ainda conta com faróis de LED, chave presencial, central multimídia de 10,1 polegadas no lugar do equipamento de 8,4”, carregador de celular por indução, entre outros itens.
O painel totalmente digital passa a ser exclusivo das versões Impetus e Abarth, mas uma pequena tela de 3,5”.
De resto, o Pulse lembra muito o Argo. O acabamento e o espaço interno são idênticos aos do hatch do qual o SUV deriva. São 4,09 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura. O entre-eixos de 2,53 m limita o espaço do banco traseiro para apenas dois adultos de estatura mediana, uma vez que um terceiro passageiro viajaria um tanto apertado. Já o porta-malas fica na média do segmento, com 370 litros declarados pela Fiat.
O destaque do Fiat Pulse Audace é o bom desempenho do motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que gera 125/130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O carro é ágil, principalmente no trânsito urbano, condição na qual atingimos médias na casa dos 10 km/l com etanol.
O funcionamento suave do câmbio automático CVT, com simulação de sete marchas, garante uma condução confortável numa tocada tranquila, mas pode priorizar o desempenho ao esticar as marchas no modo esportivo ou permitir trocas de marchas no modo manual. De acordo com a Fiat, o Pulse Audace precisa de 9,4 segundos para acelerar da imobilidade aos 100 km/h.
Como de praxe na maioria dos modelos da Fiat, as suspensões do Pulse têm uma calibragem mais voltada ao conforto. O SUV encara com bem os buracos e lombadas e não faz feio em incursões leves em estradas de terra e cascalho, mesmo calçado com rodas de liga leve de 16” e pneus 195/60 R16 – o conjunto de aro 17” 205/50 R17 é vendido como opcional.
O Fiat Pulse Audace é um carro competente para o que se propõe, mas o seu preço final acima dos R$ 123 mil com os opcionais pode acabar afastando compradores. No entanto, o espaço interno limitado para um SUV e a ausência de airbags de cortina também são fatores que deixam a desejar.