PUBLICIDADE
HomeNotíciasAvaliações
Compartilhar

Avaliação KBB™ - Peugeot 2008 Griffe 1.6

Crossover francês é figurante no mercado, mas é bem equipado e pode agradar quem busca boa dirigibilidade

O Peugeot 2008 está entre os figurantes no segmento dos SUVs compactos. Segundo o relatório de emplacamentos de junho deste ano da Fenabrave (associação das concessionárias), o modelo aparece apenas na 9ª colocação nesta categoria, com 4.229 unidades vendidas em 2018 até agora, ou seja, bem distante dos 23.149 emplacamentos do Honda HR-V (o líder) no mesmo período. Contudo, o desempenho tímido nas vendas não condiz com o potencial que o 2008 tem para agradar tanto em dirigibilidade quanto em oferta de equipamentos. 

A versão que a Kelley Blue Book Brasil avaliou para o nosso canal no Youtube foi a Griffe 1.6, que parte de R$ 87.490 (preço sugerido pela fabricante atualizado de julho). Equipada com motor aspirado de 118 cv, a versão tem preço competitivo considerando seu nível de equipamentos comparado ao dos principais rivais do SUV da Peugeot: os Renault Duster e Captur, concorrentes mais próximos no ranking de vendas. 

Do que você vai gostar no Peugeot 2008 Griffe 1.6

O 2008 está dentro dos parâmetros do segmento dos SUVs compactos em relação aos seus ângulos de entrada, saída e altura livre do solo (quesitos importantes para classificar um utilitário). Porém, sua personalidade de crossover e a plataforma compartilhada com o hatch 208 podem ser divisores de opiniões. Como esta seção é sobre os pontos positivos, se você for o tipo de motorista que prioriza uma posição de dirigir mais próxima à de um carro de passeio, mais inclinada, e um comportamento que mais lembra uma perua do um SUV, o 2008 cairá como uma luva para você. Sua dinâmica é muito bem acertada para curvas e a suspensão faz um trabalho voltado à estabilidade, ou seja, com mais firmeza e algum sacrifício ao conforto. 

Mercadologicamente, o Peugeot traz uma lista de equipamentos bastante atraente nesta versão intermediária (considerando que ainda há a Griffe, com motor 1.6 THP). Entre os principais itens estão 6 airbags, ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, central multimídia com tela de 7 polegadas com CarPlay e Android Auto, faróis e lanternas de neblina, sensor crepuscular, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, controlador de velocidade, rodas de liga leve de aro 16 e teto panorâmico.

Talvez você não curta...

No outro lado da moeda que falamos acima, a concepção crossover do 2008 afasta o perfil mais convencional de quem busca um SUV. Os 2,54 m de distância entre-eixos da sua plataforma são um fator inconveniente para quem viaja atrás, com espaço mais limitado para as pernas, e a dureza da suspensão desagrada quem prefere conforto a um comportamento mais esportivo. O porta-malas de 355 l é outra limitação relevante do modelo e, apesar de ele vir muito bem equipado, não há controle de estabilidade ou assistente de partida em rampa. Tampouco há barras de proteção lateral na carroceria, falha grave desta plataforma. 

Avaliação KBB Completa:

Assista à nossa avaliação completa para saber mais detalhes do Peugeot 2008 Griffe 1.6 e como é seu desempenho ao dirigi-lo:

Ficha técnica

Modelo Peugeot 2008 Griffe
Motor 1.6, 16V, 4 cil., dianteiro, transversal
Potência E: 118 cv / G: 115 cv a 5.570 rpm
Torque E: 16,1 kgfm a 4.750 rpm
Câmbio Automático, 6 marchas
Tração 4x2
Freios (d/t) Discos / Discos
Suspensão (d/t) McPherson / Eixo de torção
Dimensões (C/L/A) 4,16 m / 1,74 m / 1,58 m 
Entre-eixos 2,54 m
Peso 1.248 kg
Porta-malas 355 litros

Tem este carro e quer vendê-lo? Confira o Preço de Revenda KBB.
 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro