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Avaliação KBB™ - Toyota SW4 SRV Flex

Líder entre os SUVs grandes, SW4 fica devendo equipamentos e melhor desempenho em relação a rivais

Existem coisas que só a Toyota pode explicar. Como, por exemplo, tornar o SW4 o SUV de grande porte mais vendido do Brasil ainda que em sua versão Flex ele não seja o mais potente, nem o mais equipado, nem o mais barato da categoria. Este é um caso em que a credibilidade da marca exerce grande influência sobre o consumidor, ainda que, obviamente, o modelo tenha suas qualidades, como um espaço generoso. 

A KBB Brasil teve a oportunidade de avaliar a versão SRV Flex do SW4, a topo de linha movida com o motor bicombustível. Partindo de R$ 182.370 e com capacidade para levar até 7 passageiros, a versão bate de frente com diversas opções de utilitários esportivos, entre eles o Peugeot 5008 Griffe Pack (R$ 181.990), Volkswagen Tiguan R-Line 350 TSI (R$ 184.990) e o Hyundai Santa Fe GLS (R$ 196.702). Você vai ver como o SW4 se sai diante destes concorrentes no segundo vídeo abaixo, no nosso comparativo Na Ponta do Lápis. 

Do que você vai gostar no Toyota SW4 SRV Flex

Entre os principais atributos do SW4 está em seu design externo, que desde 2016 assumiu uma personalidade distinta da picape-irmã Hilux e ostenta uma abordagem mais moderna e urbana (sem deixar de lado a robustez com a qual o público-alvo do SUV está acostumado). Por dentro, a cabine faz um ótimo trabalho em apresentar qualidade no encaixe dos materiais e na própria escolha dos revestimentos das peças, com couro e material emborrachado no painel, lateral das portas e console central. É verdade que o estilo adotado no habitáculo pode estar um tanto datado – e o reloginho analógico característico da Toyota não nos deixa mentir – mas não dá para reclamar de falta de capricho. 

As soluções de funcionalidade, atenção da detalhes como saídas de ar para todos os ocupantes (incluindo controle de intensidade do fluxo de ar para as fileiras de trás) e o espaço generoso na segunda seção de bancos são outros trunfos do SW4. Os assentos extras no porta-malas abrigam crianças e adolescentes com conforto e ainda há uma tomada dedicada para quem for sentado ali. 

O silêncio da cabine ao rodar em velocidade de cruzeiro é mais um destaque a ser apreciado no SW4. A 120 km/h o ruído do motor é quase imperceptível (ao menos a ponto de incomodar quem está dentro do carro) e não há rangidos provenientes das peças de plástico ou qualquer outra fonte no habitáculo. 

Avaliação KBB do Toyota SW4 SRV Flex

Talvez você não curta...

O desempenho do motor 2.7 de 163 cv e 25 kgfm de torque é correto no que diz respeito a atingir velocidades mais altas sem maiores problemas, mas os 1.880 kg de peso do SW4 cobram seu preço nas retomadas, realizadas de maneira mais vagarosa, que exige atenção na hora de realizar ultrapassagens em rodovias. E apesar de possuir até aletas no volante para trocas sequenciais do câmbio automático de seis marchas, a central que comanda a transmissão não gosta muito de abrir mão do controle (ela sempre retoma o controle do carro após pouco tempo e, em determinadas situações, não permite que você avança ou reduza uma marcha na hora que quiser). 

O conteúdo da versão SRV Flex do SW4 não deixa de trazer nenhum equipamento importante para um carro da sua estirpe, mas a lista não resiste a uma comparação com os rivais citados anteriormente. Ao saber o que traz a concorrência, sentimos ainda mais falta de mais tecnologia (como uma central multimídia com respostas mais rápidas aos comandos por toque e compatibilidade com CarPlay e Android Auto) e assistentes de condução semiautônoma. 

Avaliação completa

Você pode ver a avaliação completa da KBB Brasil sobre o Toyota SW4 dando o play aí embaixo, diretamente no nosso canal no Youtube! Aproveita para se inscrever no canal e não perder nenhum conteúdo nosso por lá! 

Ponta do Lápis

Veja a comparação do Toyota SW4 com seus rivais no nosso comparativo:

Ficha técnica

Modelo Toyota SW4 SRV
Motor 2.7, 16V, 4 cilindros, dianteiro, longitudinal, flex
Potência 163 cv a 5.000 rpm
Torque 25 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio Automático, 6 marchas
Tração Traseira
Freios (d/t) Discos / Discos
Suspensão (d/t) Braços sobrepostos / Independente 
Dimensões (C/L/A) 4,79 m / 1,85 m / 1,83 m 
Entre-eixos 2,74 m
Peso 1.880 kg
Porta-malas 500 litros / 180 litros
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