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Avaliação KBB™ - Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI

Versão topo do SUV poderia ser mais bem equipada, mas desempenho pode compensar a aquisição

A Volkswagen finalmente entrou no segmento que se tornou queridinho dos brasileiros há alguns anos (e que existe há mais de 15, desde a estreia do primeiro Ford Ecosport). Ainda que tenha tardado, a marca alemã, ao menos, não falhou, uma vez que o T-Cross, responsável por trazer a Volkswagen à disputa, é um dos modelos mais bem equilibrados do mercado, como detalharemos nesta avaliação e no nosso comparativo. 

A versão avaliada pela KBB Brasil foi a Highline 250 TSI, topo de linha do T-Cross, que parte de R$ 109.990. Ela é equipada com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Nesta configuração, o SUV da Volkswagen briga de frente com Jeep Renegade Limited flex (R$ 109.990), Nissan Kicks SL Pack Tech (R$ 105.190) e Honda HR-V EXL (R$ 111.900). 

Volkswagen T-Cross é equipado com motor 1.4 turbo

Do que você vai gostar no Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI

Ainda que seja um aspecto subjetivo, o visual do T-Cross agrada ao mesclar uma filosofia urbana com uma silhueta um tanto aventureira, mais tradicional de SUVs. Atrás, a barra escurecida que conecta as duas lanternas dá um "quê" moderno ao utilitário. 

Feito sobre a mesma plataforma MQB do Virtus, o T-Cross se beneficia de uma distância entre-eixos de generosos 2,65 m para o segmento e tal vantagem se reflete no aproveitamento de espaço da cabine. Há espaço de sobra para levar dois adultos atrás, sem que ninguém reclame de falta de conforto para pernas e cabeça. Contudo, três pessoas sentadas ali já evidenciariam certa limitação do carro, já que o SUV não é tão largo e o assoalho central não é plano. Ao menos há saída dedicada de ar-condicionado e duas entradas USB para os passageiros da segunda fileira. 

O desempenho do motor 1.4 turbo é o grande destaque do T-Cross, não é à toa que ele é amplamente usado pela marca em diversos modelos (tais quais Golf e Tiguan). O casamento entre propulsor e câmbio é elogiável e suas respostas garantem tranquilidade para rodar em velocidades mais altas em rodovias e realizar ultrapassagens, uma vez que as retomadas de velocidade são feitas num tempo bastante satisfatório. Há aletas atrás do volante para tornar as respostas do câmbio ainda mais ágeis usando o modo sequencial (embora a caixa eletrônica já faça um ótimo trabalho nesse aspecto) e o consumo não é dos mais beberrões entre os SUVs mais vendidos.

A lista de equipamentos de série da versão Highline conta com itens muito relevantes, como 6 airbags, controle de estabilidade, sensores dianteiro e traseiro, chave presencial e central multimídia com Android Auto e CarPlay. 

Design do T-Cross segue silhueta mais tradicional de SUVs

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No entanto, embora não cometa nenhum pecado capital na ausência de algum equipamento esperado para uma versão topo de linha, é fato que os itens que distinguem o T-Cross da concorrência, como o painel totalmente digital, são opcionais. E rivais como o Renegade, com seus 7 airbags e climatizador de duas zonas, e o Nissan Kicks, com seu sistema de câmeras de 360º, oferecem mais tecnologia embarcada já de série. 

O porta-malas de 373 litros é outro revés importante do T-Cross. O volume está longe dos mais generosos do segmento (como os 437 do HR-V) e, ainda que haja uma maneira de ampliar o espaço por meio do encosto dos bancos de trás, o mecanismo prejudica muito o conforto de quem viaja ali (caso haja passageiros na segunda fileira). 

Avaliação completa

Assista à nossa avaliação completa do Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI diretamente no nosso canal no Youtube! Aproveite para se inscrever no canal, pois toda semana temos conteúdos novos para você! 

Ponta do Lápis

Veja o nosso veredito sobre o T-Cross e o comparativo com seus rivais no vídeo na Ponta do Lápis com o SUV:

Ficha técnica

Modelo Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI
Motor 1.4, 16V, 4 cilindros, turbo, dianteiro, transversal, flex
Potência 150 cv a 4.500 rpm
Torque 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio Automático, 6 marchas
Tração Dianteira
Freios (d/t) Discos ventilados / discos sólidos
Suspensão (d/t) McPherson / eixo de torção
Dimensões (C/L/A) 4,20 m / 1,76 m / 1,57 m 
Entre-eixos 2,65 m
Peso 1.292 kg
Porta-malas 373 litros
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