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BMW i5 M60 - e la nave va

Nova geração do Série 5 chega primeiro na versão movida a bateria para introduzir o sedã na era da eletrificação

A nova geração do BMW Série 5 estreia no Brasil inicialmente em versão elétrica. A i5 M60 xDrive chega por R$ 759.950 combinando muita tecnologia e alto desempenho. Para quem não quer abrir mão totalmente da combustão interna, a variante híbrida plug-in chegará até maio, de acordo com a marca alemã.

Como é o BMW i5 M60

Posicionado entre o dinâmico Série 3 e o suntuoso Série 5, o novo Série 5 segue como uma espécie de vitrine tecnológica da BMW, uma vez que é o modelo responsável pela introdução das principais novidades que serão estendidas a outros carros da marca. Mas isso não significa que o i5 M60 não seja um carro bom de guiar e luxuoso.

O desenho da carroceria segue a nova identidade visual da marca, mas a versão elétrica traz a tradicional grade duplo rim totalmente fechada para favorecer a aerodinâmica e pelo fato de carros elétricos não utilizarem radiador para arrefecer a temperatura do motor.

Elegante, o sedã de mais de 5 metros de comprimento conta com elementos escurecidos e rodas de 20 polegadas para reforçarem a esportividade que o seu conjunto motriz proporciona.

O interior segue o padrão luxuoso das gerações anteriores do Série 5, com destaque para as telas de 12,3” e 14,9” integradas para fazerem as funções do painel de instrumentos e da multimídia. Como esperado, o i5 M60 traz diversos recursos de assistência de condução, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma com detecção de pedestres, bicicletas e motos e assistente ativo de direção.

O sedã conta com um motor elétrico em cada eixo, que funcionam simultaneamente para conferir tração integral. São 524 cv de potência e 81 kgfm de torque ou 601 cv e 83,6 kgfm com o modo Sport selecionado ou se o motorista acionar o modo Boost na borboleta atrás do volante.

Verdadeira nave

Mas nem é preciso apelar para esses modos para o i5 M60 disparar. Capaz de atingir os 100 km/h em apenas 3,8 segundos, o sedã elétrico alcança velocidades impublicáveis ao menor estímulo no pedal do acelerador. Um som de sintetizador – criado em estúdio pelo renomado maestro alemão Hans Zimmer – ganha volume com um zunido de nave espacial à medida que o i5 acelera. No teste-drive, realizado em um bate-volta de São Paulo até a Riviera de São Lourenço, foi possível aproveitar essa usina de força nos trechos de ultrapassagem permitida e subidas.

Apesar do tamanho e das mais de duas toneladas de peso, o i5 M60 vai bem nas curvas graças à tração integral e às suspensões pneumáticas, que controlam automaticamente a inclinação da carroceria. Os freios dotados de discos de 18” também merecem elogios.

Com autonomia declarada de 391 quilômetros pelo ciclo do Inmetro, o i5 M60 chegou a superar os 400 km de alcance durante a descida da serra da Rodovia dos Imigrantes, onde a velocidade máxima permitida de 80 km/h foi delimitada pelo controle de cruzeiro adaptativo. O recurso, que mantém o carro dentro da faixa, ainda contorna curvas sem a necessidade de o motorista segurar o volante (um alerta se acende no painel após 14 segundos para que o condutor assuma o controle da direção), caso o veículo esteja trafegando em alguma via mapeada pelo GPS da BMW.

Após rodarmos quase 250 km, devolvemos o carro com 90 km de autonomia. Vale considerar que o consumo de energia teria sido menor se não tivéssemos abusado das esticadas para ultrapassar veículos mais lentos nos trechos de serra. Além disso, o uso rodoviário é o menos eficiente para qualquer carro elétrico devido à aceleração constante e o pouco uso dos freios para regenerar a carga da bateria. No caso do i5 M60, o componente armazena até 81,2 kWh.

O tempo de recarga do sedã, por sua vez, varia entre 30 minutos (10% a 80%) em carregador wallbox de 205 kW, em corrente contínua, e mais de 8 horas em instalação de 11 kW (16 A, 230 Volts), em corrente alternada.

Deixando um pouco de lado a questão da mobilidade elétrica, o i5 M60 manteve o refinamento inerente ao Série 5. Interior com acabamento irretocável, bancos revestidos de couro de primeira qualidade, ar-condicionado automático digital de quatro zonas, teto solar panorâmico, entre outros mimos, como acabamento em cristal e fibra de carbono no painel e no console central.

O espaço interno, no entanto, poderia ser melhor para um carro de praticamente 3 metros de entre-eixos. Por se tratar de uma plataforma que também atende versões a combustão, o i5 M60 é penalizado pelo elevado túnel central, que limita o espaço para os pés dos passageiros do banco traseiro. O porta-malas tem boa parte dos seus 490 litros ocupada pelo enorme estepe de 20 polegadas.

O BMW i5 M60 é a opção para os fãs menos puristas do Série 5, que estão abertos à eletrificação, mas sem abrir mão do luxo e do desempenho que construíram a história do sedã nas últimas cinco décadas. E, assim, o mais elegante dos BMW (la nave) segue em frente em meio às transformações da indústria automobilística.

Teste-drive a convite da BMW

Avaliação Profissional KBB
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