PUBLICIDADE
HomeNotíciasAvaliações
Compartilhar

Fiat Strada Volcano CVT atende a todos os públicos

Picape compacta combina a versatilidade da caçamba com o conforto do câmbio automático para agradar diferentes tipos de consumidor

Líder de vendas entre os automóveis e comerciais leves em 2022, com mais de 103.200 unidades comercializadas, a Fiat Strada contempla desde o público que necessita de uma picape compacta com aptidão para o trabalho até usuários mais urbanos, interessados na versatilidade que a caçamba proporciona em diferentes situações (carregar as compras do mercado ou equipamentos de lazer, como bicicletas, por exemplo).

E é justamente a versão Volcano equipada com o câmbio automático CVT com sete marchas simuladas que melhor atende o público que roda a maior parte do tempo na cidade, mas não abre mão da robustez e praticidade de uma picape pequena.

E a Strada Volcano CVT cumpre bem a tarefa ao proporcionar uma condução confortável, graças ao bom “casamento” da transmissão automática com o motor Firefly 1.3 aspirado. O propulsor de 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque entrega desempenho adequado, com acelerações lineares na faixa entre 1.500 e 2.000 rpm, enquanto a transmissão tem funcionamento suave e sem trancos – bem diferente dos “soluços” do câmbio automatizado Dualogic oferecido brevemente na geração anterior.

Em rodovia, o câmbio prioriza relações que permitem ao motor trabalhar a giros mais baixos, para economizar combustível. Durante um “bate-volta” até o litoral paulista, a Strada Volcano CVT fez médias de 12 km/l com etanol.

Caso seja necessário abrir mão da eficiência para aproveitar melhor o potencial do motor 1.3, basta acionar o modo esportivo do câmbio em um botão no painel. Nessa condição, o propulsor “estica” as marchas simuladas nas acelerações. Borboletas atrás do volante reduzem as marchas para conferir agilidade em retomadas e ultrapassagens.

Se o desempenho é condizente para a proposta da Strada, as suspensões merecem elogios à parte. O conjunto – McPherson na dianteira e eixo rígido com molas semielípticas na traseira – garantem à picapinha um rodar confortável e ao mesmo tempo transmite confiança nas curvas mais rápidas. Buracos e lombadas, típicos do asfalto brasileiro, são superados sem dificuldades, assim como trechos de terra batida e cascalho em estradas sem pavimento.

Mesmo contando com equipamentos, como central multimídia de 7 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e carregador de celular por indução, acendimento automático dos faróis, bancos de couro, entre outros itens, a Strada não acomoda tão bem os seus ocupantes quanto um sedã ou SUV compacto. O espaço para as pernas dos ocupantes traseiros é um tanto limitado, uma vez que as dimensões da cabine são limitadas pela caçamba 844 de litros. Pelo menos, as portas têm ângulo de abertura de até 80°, o que facilita o acesso ao veículo.

Robusta e econômica, a Fiat Strada ficou consideravelmente mais confortável com a inclusão do câmbio automático. Se o comprador não se importa com o espaço interno limitado e nem com a ausência dos airbags de cortina e do controle de cruzeiro, a picape é uma boa opção a quem precisa de um veículo capaz de ser utilizado tanto nas tarefas cotidianas e de lazer ou até mesmo pegar no batente.

Ficha técnica

Preço: R$ 122.990 (janeiro de 2023)
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.3 8V aspirado, comando variável de abertura das válvulas de admissão e escape, a etanol e gasolina
Potência: 98/107 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 13,7 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: automática CVT com 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção com molas semieliptícas
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: tambores ABS e EBD
Pneus e rodas: 205/55 R16, liga leve
Dimensões: 4.480 mm de comprimento/ 1.732 mm de largura/ 1.576 mm de altura/ 2.737 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 1.215 kg
Carga útil: 650 kg
Volume da caçamba: 844 litros
Volume do tanque de combustível: 55 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,4/12 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 161/165 km/h (gasolina/etanol)

Consumo (Inmetro)
Cidade: 12,4 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol)
Estrada: 13,9 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol)

Avaliação Profissional KBB
4 de 5
Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro