PUBLICIDADE
HomeNotíciasAvaliações
Compartilhar

Ford Bronco Sport tem qualidades para sair do anonimato

Apesar dos atributos mecânicos e tecnológicos, SUV ainda vende muito pouco

O Ford Bronco Sport foi lançado no Brasil em 2021, mas é praticamente um ilustre desconhecido nas ruas do país – teve apenas 36 emplacamentos em setembro, de acordo com a consultoria Jato Dynamics. Mas isso não significa que o SUV seja um carro ruim. Muito pelo contrário.

Ainda importado do México em versão única, a Wildtrak (R$ 252.790), o Ford Bronco Sport ganhou este ano o rebatimento elétrico dos retrovisores e um discreto aumento na potência do motor EcoBoost. Entre as novidades também há três cores então inéditas: a azul Indianápolis, do carro das fotos, além da cinza Torres e verde Fuji. No total, são onze tonalidades disponíveis sem custo extra aos compradores do SUV.

Onde não se vê, mais precisamente sob o capô, uma nova calibração no motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina, junto com melhorias no comando de válvulas e no módulo da bomba de combustível, proporcionaram um ganho de 13 cv e 0,7 kgfm. Dessa forma, o propulsor do Bronco Sport igualou os números da picape Maverick: 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque.

O desempenho, gerenciado pelo câmbio automático de oito marchas, segue elogiável. O Bronco Sport é esperto nas acelerações e atinge rapidamente a velocidade de cruzeiro em rodovias. É preciso ficar atento ao velocímetro para não extrapolar os limites legais tamanha a disposição do SUV. O motor silencioso e o bom isolamento da cabine contribuem para essa impressão de o carro estar rodando abaixo da velocidade real.

Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos, o Bronco Sport não é dos mais comedidos no consumo de gasolina: 8,6 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. Porém, durante a semana de testes chegamos a “amargar” médias de 5 km/l, no trânsito pesado de São Paulo, e atingir marcas superiores a 12 km/l em rodovias.

No uso cotidiano, o conjunto mecânico prioriza a tração das rodas dianteiras, mas se precisar fazer incursões longe do asfalto, o sofisticado sistema G.O.A.T. ajusta os parâmetros do carro de acordo com o tipo de terreno. A tração passa a ser repartida entre as quatro rodas, com direito a bloqueio eletrônico do diferencial traseiro para aumentar a capacidade de transposição de obstáculos.

Apesar da disposição para encarar trilhas de média dificuldade, o Bronco Sport agrada mesmo pelo conforto das suspensões independentes no asfalto. Mesmo com uma carroceria mais altinha, o SUV contorna curvas com precisão e segurança.

O SUV agrada tanto o motorista, com dinâmica e ergonomia bem acertadas, quanto os passageiros, que usufruem de bom nível de equipamentos, embora o espaço interno seja adequado apenas para quatro adultos. A lista de itens de série conta com teto solar elétrico, ar-condicionado automático digital de duas zonas, carregador de celular por indução, multimídia de 8 polegadas com sistema de áudio assinado pela Bang & Olufsen, com 10 alto-falantes e subwoofer.

Em termos de segurança, há faróis full-LED com acendimento automático do facho alto, sensor de chuva, nove airbags, controles de estabilidade e tração e controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência.

Há ainda comodidades, como portas USB para os passageiros do banco traseiro (que possui porta-objeto sob o assento), tomada de 12V e 110V no porta-malas de 482 litros, que ainda permite transformar a divisória horizontal em uma mesinha para atividades recreativas ao ar livre, com direito a luzes direcionais na parte interna da tampa. O compartimento de bagagem também pode ser acessado pelo vidro traseiro, solução útil para guardar ou retirar objetos pequenos.

Veredicto – mesmo com o desconto de quase R$ 20 mil, após o lançamento da linha 2023, o Ford Bronco Sport está longe de ser barato. Ainda assim, é uma opção muito interessante como produto, uma vez que combina alto nível de tecnologia à valentia do utilitário que deu origem ao seu nome nos anos 1960.

Ficha técnica Ford Bronco Sport Wildtrak

Preço: R$ 252.790 (outubro de 2023)
Motor a combustão: dianteiro, transversal, 2.0 16 válvulas, turbo, injeção direta, a gasolina
Potência: 253 cv a 5.500 rpm
Torque: 38,7 kgfm a 3.000 rpm
Tração: integral
Câmbio: automático 8 marchas
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: independente multilink
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos sólidos com ABS e EBD
Pneus: 265/65 R17
Rodas: liga leve 17 polegadas
Dimensões: 4.386 mm de comprimento/ 1.888 mm de largura/ 1.813 mm de altura/ 2.670 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 1.718 kg
Capacidade de carga: 441 kg
Capacidade de reboque: 2.332 kg
Volume do porta-malas: 482 litros
Volume do tanque de combustível: 64 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

Consumo (Inmetro)
Ciclo urbano: 8,6 km/l
Ciclo estrada: 10,5 km/l

Garantia: 3 anos sem limite de quilometragem

Avaliação Profissional KBB
4 de 5
Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro