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Ford Ranger Raptor impressiona no preço e no desempenho

Versão esportiva tem dinâmica inigualável entre as picapes médias à venda no Brasil

Sem concorrentes diretas em praticamente todo o mundo, a Ford Ranger Raptor estreou no Brasil para ser a opção de alto desempenho entre as picapes da marca do oval azul em nosso mercado. O preço sugerido de R$ 448.600 está longe de ser convidativo, mas o público que se dispõe a pagar essa conta sabe que nenhuma outra picape sai de fábrica com a mesma capacidade de andar realmente rápido em qualquer terreno.

A KBB Brasil foi até o campo de provas da Ford, em Tatuí (SP), para ver do que a Ranger Raptor é capaz e se surpreendeu com a dinâmica e o desempenho da picape mais rápida à venda oficialmente no Brasil.

Uma Ranger que não é uma Ranger

Inspirada nos veículos de corrida no deserto, a Ranger Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance, a divisão de veículos de alto desempenho da marca. Diferentemente das versões a diesel, fabricadas na Argentina, a Raptor é fabricada na Tailândia sobre um chassi exclusivo, feito lâminas de aço de alta resistência com uma série de modificações para atingir o dobro de rigidez em relação ao modelo convencional.

As suspensões preparadas para permitir que a picape ande rápido em terrenos acidentados obrigaram a Ford a aumentar as bitolas e, consequentemente, os para-lamas que dão um visual mais parrudo e acomodam as rodas de 17 polegadas, calçadas em pneus Continental Grabber 285/70 R17 de 33” de diâmetro.

O conjunto elástico é dotado de molas helicoidais e amortecedores inteligentes FOX Live Shocks 2,5” com câmeras de compressão, que ajustam individualmente a rigidez de acordo com as condições do piso e de uso da picape.

O comportamento da Ranger Raptor é bastante diferente de qualquer outra picape, pois leva um tempo para se acostumar com a inclinação da picape nas curvas mais rápidas devido ao grande curso dos amortecedores adaptativos cuja rigidez pode ser ajustada por um botão no volante. Ainda assim, a dinâmica da Raptor nessas condições é inigualável por qualquer outra picape.

Nos trechos esburacados, as suspensões tratam de filtrar com tanta eficiência a ponto de quem está a bordo sentir apenas alguns solavancos. Chegamos a executar um salto em uma rampa de terra, na carona de um piloto de testes da Ford, para comprovar a eficiência das suspensões na aterrissagem.

Seja no asfalto ou na terra, Ranger Raptor anda demais. O motor Nano 3.0 V6 biturbo a gasolina, que gera 397 cv de potência a 5.650 rpm e 59,4 kgfm de torque a 3.500 rpm, tem fôlego de sobra para levar a picape aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos. Além de empurrar as mais de duas toneladas com muita disposição, o propulsor também empolga pelo ronco emitido pelo escapamento de ponteira dupla.

O câmbio automático de 10 marchas é o mesmo das versões V6 turbodiesel, porém, calibrado para uma condução mais esportiva com trocas mais rápidas e precisas.

Os modos de condução, que adaptam os parâmetros da direção, motor, câmbio e tração otimizam a entrega de potência às quatro rodas. No modo Areia, chegamos a atingir quase 120 km/h com pouca perda de aderência e pleno controle da picape em um trecho de areia fofa que demandaria certa cautela se estivéssemos a bordo de outro veículo 4x4.

Ao passar por lama com facões elevados, vegetação e subida com pedras, bastou controlar a aceleração para aproveitar o torque do motor e superar os obstáculos como se fosse um passeio.

Na hora de experimentar o modo Baja, que prioriza o desempenho em pisos de baixa aderência, voltamos à carona do piloto profissional. Nessa condição, a Raptor esbanja toda a potência do V6 e se transforma em uma máquina de fazer drift ao permitir escapadas de traseira (sob o comando de um profissional qualificado e em um local seguro, obviamente). Já os freios projetados especialmente para a picape chegam a ser assustadores de tão eficientes e precisos.

Em termos de conteúdo, a lista de equipamentos da Ranger Raptor é parecida com a da versão Limited, trazendo sete airbags; frenagem autônoma de emergência também em marcha à ré; assistente de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa; piloto automático adaptativo; carregador de celular por indução; central multimídia com tela vertical, Android Auto e Apple CarPlay, além de sistema de som Bang & Olufsen; painel digital com grafismo e instrumentos exclusivos; bancos revestidos de couro e camurça.

Veredito – a Ford Ranger Raptor proporciona uma experiência inigualável por ter uma proposta totalmente voltada a andar rápido e com precisão na terra. Sua dinâmica é tão peculiar a ponto de a capacidade de carga ser de apenas 736 kg, enquanto as versões a diesel levam uma tonelada. Ou seja: da Ford Ranger, a Raptor tem apenas a casca.

Teste-drive a convite da Ford

Ficha técnica Ford Ranger Raptor

Preço: R$ 448.600 (dezembro de 2023)
Motor a combustão: dianteiro, longitudinal, 3.0 V6 24 válvulas, biturbo, injeção direta, a gasolina
Potência: 397 cv 6.250 rpm
Torque: 59,4 kgfm a 3.500 rpm
Tração: traseira, 4x4, 4x4 com reduzida
Câmbio: automático 10 marchas
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente braços sobrepostos
Suspensão traseira: eixo rígido com molas helicoidais
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos ventilados com ABS e EBD
Pneus: 285/70 R17 33”
Rodas: liga leve 17 polegadas
Dimensões: 5.360 mm de comprimento/ 2.028 mm de largura/ 1.926 mm de altura/ 3.270 mm de entre-eixos
Altura livre do solo: 272 mm
Ângulo de ataque: 32°
Ângulo de saída: 27°
Ângulo central: 24°
Capacidade transposição de alagamentos: 850 mm
Peso em ordem de marcha: 2.400 kg
Capacidade de carga: 736 kg
Capacidade de reboque: 2.500 kg
Volume da caçamba: 1.250 litros
Volume do tanque de combustível: 82 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 5,8 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

Consumo (Inmetro)
Ciclo urbano: 8,3 km/l
Ciclo estrada: 10,2 km/l

Avaliação Profissional KBB
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