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Avaliação KBB - Jeep Commander Longitude T270

Versão de entrada do SUV de sete lugares abre mão de equipamentos para ter preço mais competitivo

Líder de vendas entre os SUVs de sete lugares, desde junho o Jeep Commander aposta em uma nova versão de entrada para reduzir a diferença de preços entre o Caoa Chery Tiggo 8 e ampliar a sua hegemonia na categoria.

Com preço inicial de R$ 232.290, o Jeep Commander Longitude é R$ 19.400 mais barato que a versão Limited, mas ainda assim custa R$ 42.300 que a configuração de entrada do rival da marca chinesa.

Para chegar nesse preço, o Commander Longitude teve de abrir mão do pacote de assistências de condução. Portanto, o SUV sai de fábrica sem o controle de cruzeiro adaptativo, o alerta de mudança involuntária de faixa, a frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres, o aviso de colisão frontal e a assistência de frenagem.

Também foram removidos o airbag para os joelhos do motorista, o farol alto adaptativo, o carregador de celular por indução, o tampão do porta-malas e o serviço de conectividade Adventure Intelligence. Visualmente, as rodas de liga leve de 18 polegadas são as mesmas do Compass Longitude, com desenho mais simples.

No entanto, o modelo manteve os airbags frontais, laterais e de cortina, o painel digital de 10,25 polegadas, a central multimídia de 10,1” com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, o ar-condicionado automático de duas zonas, a chave presencial, o rebatimento elétrico dos retrovisores, o assistente de estacionamento (Park Assist), os faróis full LED e os sensores de estacionamento e de chuva.

O Jeep Commander Longitude está disponível apenas com o motor 1.3 turboflex com injeção direta, que entrega até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.

Esse conjunto mecânico entrega desempenho apenas suficiente para rodar sem tanta pressa, mas com bom nível de conforto, garantido pelas suspensões independentes bem calibradas para as condições de nossas ruas. Os 1.685 kg em ordem de marcha são sentidos nas arrancadas e, principalmente, em subidas – ainda mais se o carro estiver carregado. Para tentar compensar a limitação do motor para tanto peso, o câmbio estica marchas e trabalha freneticamente nas reduções – o que implicou no consumo médio de 7 km/l com gasolina na cidade.

Na estrada, após embalar, o Commander parece ficar mais à vontade ao manter velocidades de cruzeiro com tranquilidade. Rodando a frequentes 110 km/h em rodovia plana, o computador de bordo chegou a marcar surpreendentes 16 km/l com gasolina. Com mais ocupantes e variando a velocidade até o limite de 120 km/h, o consumo caiu para 12 km/l, mais condizentes para o uso real do SUV.

No geral, o Jeep Commander Longitude é um carro com bom acabamento interno e que acomoda bem cinco ocupantes, visto que a terceira fileira de bancos é mais indicada para crianças devido ao espaço limitado. Com os dois bancos extras rebatidos no assoalho, a capacidade do porta-malas chega a bons 661 litros.

Mesmo com a retirada de equipamentos, o pacote de itens de série ainda traz os itens mais requisitados pelo consumidor desse segmento. Um motor mais forte cairia melhor para a proposta do SUV de sete lugares, mas para isso o cliente teria de apelar para a versão Limited turbodiesel, que custa quase R$ 300 mil.

A concorrência chinesa ainda oferece o Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive (R$ 189.990) e o híbrido plug-in Tiggo 8 PHEV (R$ 239.990). Se o potencial comprador não precisar de um carro de sete lugares, ainda tem o GWM Haval H6 HEV (R$ 214 mil), também híbrido, entre as opções.

Ficha técnica Jeep Commander Longitude T270

Preço: R$ 232.290 (dezembro de 2023)
Motor a combustão: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.3 16 válvulas, turbo, injeção direta, a gasolina e etanol
Potência: 170/185 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Tração: dianteira
Câmbio: automático 6 marchas
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: independente multilink
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos sólidos com ABS e EBD
Pneus: 235/55 R18
Rodas: liga leve 22 polegadas
Dimensões: 4.769 mm de comprimento/ 1.859 mm de largura/ 1.682 mm de altura/ 2.794 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 1.685 kg
Capacidade de carga: 540 kg
Volume do porta-malas: 661 litros/233 litros 5 lugares
Volume do tanque de combustível: 61 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,5 segundos
Velocidade máxima: 202 km/h

Consumo Inmetro
Cidade: 6,9 km/l (e) / 9,8 km/l (g)
Estrada: 9,8 km/l (e) / 11,8 lm/l (g)

Avaliação Profissional KBB
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