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Nissan Frontier S é simples, mas bem equipada para o trabalho

Versão de entrada traz motorização menos potente, mas é bem servida de itens de conforto e segurança

Em 2022, a Nissan Frontier passou por uma atualização visual e de conteúdo que introduziu duas novas versões topo de gama dotadas de uma série de equipamentos de conforto e assistências de condução. A única diferença dessas configurações está basicamente na proposta de cada uma: enquanto a Pro-4X tem uma pegada esportiva, a Platinum é mais luxuosa (ambas custam R$ 324.990).

Mesmo com essas novidades, a Nissan Frontier não deixou de lado quem precisa de uma picape média robusta para trabalhar. A versão de entrada S (R$ 245.090) mantém apenas os equipamentos essenciais e adota um visual mais simples para pegar no batente. Por isso não há pintura na nova grade frontal, nos retrovisores e maçanetas externas. Os faróis são halógenos e os de neblina dão lugar às luzes de rodagem diurna.

As rodas de 17 polegadas são feitas de aço para suportarem pancadas contra pedras em terrenos acidentados, como canteiros de obras e mineradoras.

Apesar do “traje” de trabalhadora, a Frontier S trata bem os ocupantes, que contam com direção hidráulica, volante multifuncional com regulagem de altura, controle de velocidade, computador de bordo, ar-condicionado com saída para o banco traseiro, vidros e travas com acionamento elétrico. O rádio AM/FM é mais simples que uma central multimídia, mas possui conexão Bluetooth, toca CDs e entradas USB e auxiliar.

Por se tratar de uma versão voltada ao uso comercial, a picape não traz o Nissan Safety Shield, o pacote de assistências que equipa as versões mais caras com frenagem autônoma emergencial, alerta de colisão, sensor de ponto cego, alerta de permanência em faixa ativo, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado.

Ainda assim, a Nissan Frontier S é equipada de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, controlador de velocidade e assistente de partida em rampa.

A Nissan Frontier S é movida pelo mesmo motor 2.3 biturbo a diesel das demais versões, mas com a potência reduzida de 190 cv para 163 cv e o torque reajustado de 45,9 kgfm para 43,3 kgfm. O câmbio automático de sete marchas das variantes mais caras é substituído por uma caixa manual de seis velocidades.

Mesmo em sua versão de entrada, a Nissan Frontier é uma picape de rodar confortável e com baixo nível de ruído a maior parte do tempo. O motor biturbo a diesel aproveita o bom escalonamento do câmbio para entregar boa parte de sua força a baixos giros. Isso resulta em boa agilidade no trânsito urbano (apesar do porte da picape) e boa disposição na estrada.

A Nissan informa aceleração de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos, mas a Frontier S viaja tranquilamente em rodovias exigindo poucas reduções de marcha para realizar ultrapassagens ou retomadas. Além do desempenho bastante satisfatório, a picape chega a fazer médias superiores a 15 km/l com certa facilidade.

Dotada de suspensões de braços sobrepostos na dianteira e eixo de torção com molas helicoidais na traseira, a Nissan Frontier S se mostra estável nas curvas para um veículo do seu tamanho e que pesa mais de duas toneladas.

Na hora de encarar obstáculos mais severos, a picape dispõe do sistema de tração 4x4 com reduzida, acionado por um botão giratório no painel. Caso a situação se complique, o bloqueio eletrônico pode ser ativado para otimizar a entrega de força do motor às rodas com maior aderência – embora os pneus Pirelli Scorpion originais não sejam os mais indicados para o uso em atoleiros pesados.

A picape é capaz de carregar até 1.032 kg de carga útil (soma dos pesos dos ocupantes, carga, combustível). A sua caçamba de 1.054 litros é ampla e possui quatro ganchos de amarração e tomada 12 volts, mas poderia ter um revestimento protetor para evitar riscos na sua pintura. Uma capota marítima também faz falta, assim como os sensores de estacionamento traseiros, muito úteis na hora de manobrar um veículo de mais de 5 metros de comprimento.

Custando a partir de R$ 245.090, a Nissan Frontier S cobra à parte somente as pinturas prata Classic (metálica) e preto Premium (R$ 1.950 cada). Mesmo sem acrescentar as cores opcionais, a picape ainda é um pouco mais cara que as suas principais concorrentes com câmbio manual e tração 4x4, que são a Ford Ranger XL 2.2 turbodiesel (R$ 244.890), Toyota Hilux STD Power Pack 2.8 turbodiesel (R$ 242.590).

Veredicto - no geral, a Nissan Frontier S é uma picape média capaz de encarar tranquilamente as tarefas laborais diárias em diferentes segmentos empresariais. O seu motor tem baixo consumo e entrega desempenho condizente para a sua proposta, enquanto o pacote de equipamentos de série traz os itens essenciais para o conforto e segurança dos usuários.

Ficha técnica Nissan Frontier S

Preço: R$ 245.090 (maio de 2023)
Motor: dianteiro, longitudinal, 2.3, quatro cilindros, turbo, injeção direta, a diesel
Potência: 163 cv a 3.750 rpm
Torque: 43,3 kgfm a 1.500 rpm
Tração: traseira, 4x4 e 4x4 reduzida
Direção: hidráulica
Suspensão dianteira: independente braços sobrepostos
Suspensão traseira: eixo rígido com molas helicoidais
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos ventilados com ABS e EBD
Pneus: 255/65 R17
Rodas: aço 17 polegadas
Dimensões: 5.260 mm de comprimento/ 1.850 mm de largura/ 1.830 mm de altura/ 3.150 mm de entre-eixos
Ângulo de entrada: 31,4°
Ângulo de saída: 25,8°
Ângulo central: 22,2°
Altura do solo: 249 mm
Peso em ordem de marcha: 2.157 kg
Carga útil: 1.032 kg
Volume da caçamba: 1.054 litros
Volume do tanque de combustível: 73 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,5 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

Consumo (Inmetro)
Ciclo urbano: 9,5 km/l
Ciclo estrada: 10,9 km/l

Avaliação Profissional KBB
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