PUBLICIDADE
HomeNotíciasAvaliações
Compartilhar

Primeira volta KBB - GWM Ora 03 GT impressiona mais pela tecnologia do que visualmente

Hatch elétrico é repleto de assistências de condução que facilitam a vida do motorista

Liderando o segmento de híbridos desde o lançamento dos SUVs Haval H6 e H6 GT, no primeiro semestre de 2023, a GWM ampliou o seu portfólio no Brasil com o hatchback elétrico Ora 03, que está à venda desde agosto em duas versões.

O GWM Ora 03 tem preço inicial de R$ 150 mil, na versão Skin, que chega a custar R$ 160 mil com o acréscimo do teto panorâmico. A variante topo de linha, GT, é oferecida por R$ 184 mil, sem opcionais.

Além do visual, as versões se diferenciam apenas pela capacidade das baterias: 48 kWh na Skin e 63 kWh na GT. Ambas são movidas por um motor dianteiro, que gera 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.

O pacote de equipamentos de série é bem completo e já traz painel digital e central multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio, câmera com visão em 360°, rodas de liga leve de 18”, entre outros itens. O destaque fica para o pacote de assistências autônomas de nível 2+, com frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, reconhecimento de placas de trânsito, assistente automático de estacionamento (Park Assist).

Esse pacote de tecnologias de auxílio à condução, combinado aos sete airbags e aos controles de estabilidade e tração, garantiram ao Ora 03 a nota máxima nos testes de segurança do Euro NCAP. O hatch foi apontado como o carro mais seguro de sua categoria ao superar modelos de marcas europeias e japonesas.

Carismático e bom de guiar

Nosso primeiro contato com o GWM Ora 03 foi durante um teste-drive realizado por bairros das zonas sul e oeste de São Paulo. Nas ruas da capital paulista, o elétrico chamou a atenção pelo visual, que mescla ares de hatch altinho com “semblante” de Porsche. A traseira é a parte mais controversa, com as luzes embutidas na base do vidro.

O interior é, digamos, mais convencional. Duas telas de mais de 10” cada integram o painel de instrumentos e a multimídia, que agrega os comandos do ar-condicionado e da ventilação dos bancos. Os encostos dianteiros, aliás, possuem massageadores para as costas do motorista e do passageiro. No geral, a cabine é bem acabada com materiais macios ao toque e peças bem encaixadas.

Apesar de parecer pequeno, o Ora 03 tem praticamente o mesmo comprimento de um Volkswagen Nivus (4,25 metros), por exemplo. A distância entre-eixos idêntica à do Volkswagen T-Cross (2,65 m) garante bom espaço para quatro adultos. O porta-malas de 228 litros, no entanto, é suficiente para levar compras e objetos de uso diário.

Até conseguimos explorar o torque instantâneo de mais de 25 kgfm em fortes acelerações e retomadas ágeis na pista expressa da Marginal Pinheiros, que tem limite de velocidade de 90 km/h. O Ora 03 é, de fato, bem esperto e certamente atinge os 100 km/h na casa dos 8 segundos, como declarado pelo fabricante. Em resumo: o desempenho do hatch de 1.580 kg é mais que suficiente para o uso urbano.

Como o clima na cidade de São Paulo costuma ser imprevisível, uma forte chuva desabou poucos minutos após o início do teste-drive, condição perfeita para conferir o pacote de assistências conduzir o carro com segurança; o controle de cruzeiro adaptativo se mostrou eficiente nas frenagens e na manutenção da distância em relação ao veículo da frente, mesmo sob uma insistente tempestade. O painel de instrumentos ainda mostra “avatares” dos carros ao redor enquanto os radares e sensores monitoram o que se passa no trajeto.

A GWM divulgou na semana passada que o Ora 03 GT é capaz de rodar até 319 km com uma carga completa, já considerando o desconto de 30% do padrão de medições do Inmetro. No ciclo WLTP, utilizado na Europa, o alcance do elétrico é de aproximadamente 400 km – a autonomia da versão Skin ainda não foi divulgada.

O carregamento da bateria demora entre 40 minutos (de 30% a 80% em corrente contínua) e cinco horas (15% a 100% em corrente alternada), dependendo da instalação utilizada.

Veredicto – estiloso e bem equipado, o GWM Ora 03 traz o essencial para um veículo com proposta de uso na cidade e sem emissões. O seu porte acomoda bem os ocupantes e ainda permite estacionar e manobrar em praticamente qualquer área urbana, com os bônus do desempenho de carro turbo e do alto nível de tecnologias de segurança.

O GWM Ora 03 tem garantia de cinco anos para o carro e oito anos ou 200 mil km para a bateria.

Teste-drive a convite da GWM do Brasil

Ficha técnica GWM Ora 03 GT

Preço: R$ 178.900 (outubro de 2023)
Motor a combustão: dianteiro, síncrono de ímã permanente
Potência: 171 cv
Torque: 25,5 kgfm
Bateria: 63 kWh
Recarga: 30% a 80% em 40 minutos em corrente contínua/15% a 100% em 5 horas em corrente alternada
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos sólidos com ABS e EBD
Pneus: 215/60 R18
Rodas: liga leve 18 polegadas
Dimensões: 4.254 mm de comprimento/ 1.848 mm de largura/ 1.603 mm de altura/ 2.650 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 1.580 kg
Volume do porta-malas: 228 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,2 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h

Autonomia (Inmetro): 319 km

Avaliação Profissional KBB
4 de 5
Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro