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VW Polo TSI manual compensa conteúdo enxuto com dinâmica acertada

Hatch tem dirigibilidade cativante e bom desempenho, mas peca na ausência de equipamentos

O Volkswagen Polo sofreu uma reestilização no ano passado e foi reposicionado com versões mais simples para ocupar o lugar do Gol, que saiu de linha no final de 2023. Além do visual retocado, o hatch lançado no Brasil em 2017 sofreu mudanças na oferta de equipamentos e o motor 1.0 turbo, que teve a potência reduzida para atender às novas leis de emissões, agora pode ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas.

Nas versões TSI, o Polo é movido pelo motor 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, o propulsor que equipava o Up TSI descontinuado em 2021. Esse motor substituiu de uma só vez o MSI 1.6 flex aspirado de 120 cv e o 1.0 turbo 200TSI de 128 cv e 20,4 kgfm (agora disponível apenas nos modelos Nivus e T-Cross).

De acordo com a Volkswagen, o 170 TSI sofreu melhorias na calibração e nos sistemas de admissão e escape para gerar 109/116 cv de potência (gasolina/etanol) e 16,8 kgfm de torque (com qualquer combustível).

Embora não seja a versão mais equipada da gama, o Polo TSI com câmbio manual certamente é a mais cativante em termos de dirigibilidade. Apesar da ausência de itens inerentes a carros da faixa dos R$ 95 mil, o Polo TSI precisa de poucos quilômetros para conquistar o motorista.

O motor 170 TSI confere agilidade desde as rotações mais baixas (1.750 rpm ante 2.000 rpm do 200 TSI), formando um elogiável conjunto com a caixa manual de cinco velocidades com engates curtos e precisos. Elástico, o propulsor quase não demanda reduções de marcha nas retomadas devido à reserva de força proporcionada pelo turbo.

Se na cidade o Polo TSI é esperto nas arrancadas e ladeiras, na estrada o hatch impressiona pela disposição na hora de acompanhar carros mais potentes. Os dados de fábrica informam aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 197 km/h.

São bons números de desempenho para um carro sem aspirações esportivas (para isso existe a versão GTS) e capaz de fazer 15 km/l na estrada com etanol, de acordo com o computador de bordo da unidade testada.

As suspensões, atualizadas com novos amortecedores, também merecem elogios pelo rodar mais confortável em pisos irregulares. Ainda assim, o Polo continua sendo um carro firme, estável e que transmite confiança ao motorista nas curvas mais rápidas. Essa dinâmica afinada também se deve à direção precisa e à moderna plataforma MQB, exemplar em termos de rigidez torcional.

Todas as versões do Volkswagen Polo são equipadas de série com airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, monitor de pressão dos pneus e sistema de frenagem pós-colisão, mas fica devendo os airbags de cortina, presentes em todas as configurações do Chevrolet Onix, por exemplo.

No Polo TSI, o acabamento continua simples, apesar de ter melhorado nas texturas e nos apliques da parte superior do painel. Já os bancos dianteiros passam a ter encostos inteiriços. O painel manteve o bom posicionamento dos comandos, mas o quadro de instrumentos digital de 8 polegadas poderia ter um conta-giros para ficar mais completo. Nesta versão, o volante de boa empunhadura não possui ajustes de altura e nem de profundidade.

Na parte de conectividade, o Polo TSI conta com a central multimídia Composition Touch de 6,5” com conexão com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay por meio de cabo por meio de uma porta USB ou duas USB-C. A central VW Play de 10,1” é oferecida como opcional na versão Comfortline e de série na Highline, junto com o painel Active Info Display de 10,25”.

Veredicto - No geral, o Volkswagen Polo TSI manual agrada mais pela experiência ao volante do que pelo conteúdo, passando a impressão de como seria uma nova geração do Gol.

Ficha técnica Volkswagen Polo TSI

Preço (maio de 2023): R$ 95.990 (R$ 97.640 unidade testada)
Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 1.0 12 válvulas, turbo, injeção direta, gasolina e etanol
Potência: 109 cv/116 cv (gasolina/etanol0
Torque: 16,8 kgfm entre 1.750 e 4.500 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas
Tração: dianteira
Suspensão dianteira: McPherson com amortecedores e molas helicoidais
Suspensão traseira: eixo rígido com amortecedores e molas helicoidais
Freios dianteiros: discos ventilados de 276x24 mm com ABS e EBD
Freios traseiros: tambores de 228x42 mm com ABS e EBD
Dimensões: 4.074 m de comprimento/ 1.751 mm de largura/ 1.471 mm de altura/ 2.566 mm de distância entre-eixos
Porta-malas: 300 litros
Peso em ordem de marcha: 1.112 kg
Tanque de combustível: 52 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,2/10,1 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 193/197 km/h (gasolina/etanol)

Consumo do VW Polo 170 TSI 2023 manual (Inmetro)

Cidade: 13,8 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)
Estrada: 16,5 km/l (gasolina) / 11,6 km/l (etanol)

Avaliação Profissional KBB
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