PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Novo Volvo XC40 chega como crossover mais acessível da marca sueca

A Volvo lançou o XC40, menor crossover da marca, com motor de até 247 cv

A Volvo lançou nesta quinta-feira (21) o inédito XC40 em evento realizado em Milão, na Itália. Trata-se do menor crossover médio da marca sueca, que estreia uma nova plataforma global da companhia e terá três tipos de motores em sua gama. Ainda assim, compacto é um adjetivo que só lhe cai bem nos EUA. Com 4,43 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,70 m, ele tem medidas muito parecidas com as de um Jeep Compass.

 

A principal novidade do XC40 não está no estilo, no tamanho ou na proposta. Está na plataforma. É a arquitetura modular CMA (Common Module Architecture), desenvolvida em parceria com a Geely (a proprietária da Volvo). Ela servirá a todos os modelos médios da marca sueca, da série 40, à futura série 20, de compactos, e também aos médios e compactos da marca chinesa. A plataforma possibilita versões a combustão, híbridas e elétricas dos carros feitos a partir dela.

  

Volvo XC40

O XC40 é praticamente idêntico ao conceito 40.1 mostrado no ano passado. As diferenças mais marcantes entre o estudo e o modelo de produção são as maçanetas tradicionais nas portas traseiras e a parte de baixo do para-choque. Isso revela o quanto os suecos vêm se preocupando com o reforço da sua nova identidade visual, com design muito mais moderno do que o histórico da marca.

Volvo XC40

Por fora, o XC40 mistura claramente os elementos dos seus "irmãos" maiores, XC60 e XC90. Todos eles seguem a mesma silhueta tradicional de utilitários, o conjunto óptico assinado pelo "martelo de Thor" dos LEDs diurnos e para-lamas encorpados. O compacto, porém, traz uma grade dianteira com acabamento diferenciado, tracejada, em vez dos frisos verticais dos outros dois SUVs. Os jogos de rodas grandes, de aro 17 e diamantadas, têm desenhos arrojados e completam a receita estética bastante atraente do modelo.

Volvo XC40

Internamente, o XC40 traz mais semelhanças com os outros modelos da Volvo. O painel digital de 12,3 polegadas é um destaque ao lado da tela de infoentretenimento touchscreen de 9 polegadas (com uma das melhores usabilidades do mercado, diga-se de passagem), compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O console central traz um compartimento específico para armazenar o celular, inclusive com a possibilidade de carregá-lo por indução, dependendo do aparelho. A funcionalidade será outro ponto forte do veículo, que traz um compartimento removível no console central (um baú) e porta-copos para os passageiros de trás ao rebater o encosto central. 

Volvo XC40

A gama de propulsão do novo crossover é comporta por três motores a gasolina e dois a diesel (futuramente, uma versão híbrida e outra elétrica completarão o portfólio). As versões a gasolina são a T3 (de 156 cv), T4 (190 cv) e T5 (247 cv), com motores 1.5 de três cilindros e 2.0 turbo de quatro cilindros. As diesel são D3 (de 150 cv) e D4 (190 cv). 

Volvo XC40

Como era de esperar, a Volvo recheou o XC40 de tecnologias de segurança, a característica que a companhia mais preza. O modelo conta com controlador adaptativo de velocidade com função Pilot Assist (que pode controlar o carro sozinho no trânsito até determinada velocidade), frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado atrás, conjunto de câmeras de 360º e sistema de mitigação de colisão.

Volvo XC40

Uma das maiores novidades do XC40 não diz respeito a suas características técnicas, mas sim à forma como ele será vendido no exterior. O crossover será o primeiro modelo da marca comercializado pelo Care by Volvo. Com ele, o comprador poderá ter o XC40, sem entrada, por uma parcela mensal fixa. Essa parcela incluirá todas as despesas de manutenção, a não ser abastecimento, e seguro. Ao final de dois anos, o cliente Volvo pode pegar um XC40 inteiramente novo e continuar pagando as mensalidades. O sistema, parecido com um leasing operacional, promete ser menos burocrático e mais vantajoso.

O novo XC40 será produzido na Bélgica, na fábrica de Ghent, a partir de novembro. Suas primeiras unidades serão entregues no começo do ano que vem. Ainda não há uma data confirmada para a chegada dele ao Brasil, mas a expectativa é que ele chegue em 2018. Por valores abaixo dos R$ 200 mil, para encarar sem medo Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. O Volvo XC40 deve ser mais barato do que todos eles.

Colaborou Gustavo Henrique Ruffo 

Compartilhar

Notícias Recentes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro