PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Ação! - Aston Martin recriará 25 DB5 de "007 contra Goldfinger"

Modelos terão inclusive os dispositivos do carro de James Bond, mas só para brincar de agente secreto. A £ 2,75 milhões cada um

Quando uma fabricante resolve não apenas honrar seu passado, mas revivê-lo, ficamos diante de um fenômeno tão raro quanto admirável. Como no caso da Jaguar com o D-Type. Ou da Ferrari com os 250 GTO (Deus permita que a ideia não tenha morrido com Sergio Marchionne). A mais nova integrante deste clube que revive seus veículos de antigamente é a Aston Martin. A empresa britãnica anunciou nesta segunda (20) que recriará 25 unidades de um dos carros mais famosos do cinema, o DB5 de James Bond. Com todos os equipamentos usados pelo agente secreto (obviamente com armas de brincadeira). Na verdade, serão 28. Dos três adicionais: um ficará para a Aston Martin, um para a a EON Productions, que faz os filmes de 007, e um será leiloado para caridade.

O Aston Martin DB5 seria extraordinário por si só. Lançado em 1963, ele tinha 4,57 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,32 m de altura e um entre-eixos de 2,49 m. Pesava 1.468 kg e era equipado com um motor de 6 cilindros em linha com duplo comando de válvulas no cabeçote. Ele rendia 286 cv a 5.500 rpm,  39,8 kgfm a 4.500 rpm e vinha casado inicialmente com o mesmo câmbio de 4 marchas do DB4, mas posteriormente dotado de um câmbio manual de 5 marchas da ZF. Ele podia levar o DB5 de 0 a 96 km/h em 7,1 s, com velocidade máxima de 238 km/h. Para um carro do tempo dele, números muito impressionantes. E, se pensarmos bem, até hoje bastante respeitáveis. Apenas 898 unidades foram fabricadas.

A diferença do DB5 comum para o dirigido por James Bond eram as traquitanas de espionagem e combate que o tornavam uma máquina de guerra e do disfarce. Placa rotativa, banco ejetor, borrifador de óleo na pista e outros dos equipamentos serão desenvolvidos em parceria com ninguém menos que Chris Corbould, vencedor do Oscar e supervisor de efeitos especiais para os filmes de James Bond. Vale ressaltar que os DB5 serão fabricados pela Aston Martin Works em Newport Pagnell, mesma fábrica de onde saíram os DB5 originais. E que, apesar de funcionarem como os originais, eles não poderão ser emplacados nem dirigidos nas ruas. Serão itens de colecionador, todos na mesma cor Silver Birch, e cada um vendido a £ 2,75 milhões. O que será leiloado provavelmente custará bem mais do que isso. 007 ficaria orgulhoso da empreitada.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro