PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Carros elétricos e híbridos batem recorde de vendas no Brasil em 2023

Segmento supera todas as previsões; Toyota lidera entre marcas e modelos mais vendidos

As vendas de carros elétricos e híbridos bateram recorde no Brasil em 2023. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o segmento superou todas as previsões e terminou o último ano com 93.927 emplacamentos, crescimento de 91% sobre as vendas de 2022 (49.245 unidades).

Em dezembro foram registrados 16.279 emplacamentos de veículos leves eletrificados, quase o triplo das 5.587 unidades vendidas em dezembro de 2022 (alta de 191%), superando todos os recordes mensais da série histórica iniciada pela ABVE em 2012.

Os carros híbridos plug-in (que têm recarga externa das baterias) representaram 56% das vendas de veículos leves eletrificados em 2023, com 52.359 unidades. Os híbridos convencionais a gasolina e flex (que utilizam somente o motor a combustão para a recarga das baterias), que dominavam o segmento até 2022, somaram 41.568 emplacamentos no ano passado.

Os modelos plug-in atingiram 70% das vendas de dezembro (11.371 das 16.279 unidades comercializadas), puxados principalmente pelas marcas chinesas BYD e GWM.

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o expressivo crescimento nas vendas de veículos eletrificados em 2023 reflete um conjunto de fatores, entre eles o anunciado aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro de 2024, que estimulou uma antecipação das vendas no último bimestre.

“Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”.

A entidade avalia que esse amadurecimento do mercado deverá se consolidar com o lançamento, em dezembro, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), do governo federal para o setor automotivo.

“O Mover vai permitir que as empresas preparem com mais clareza seus planos de investimento, tanto para veículos leves, quanto para veículos pesados, como ônibus e caminhões, e também para infraestrutura de recarga elétrica”, avaliou Ricardo Bastos.

Na avaliação do executivo, essa tendência de crescimento deverá se manter, mesmo com o aumento da carga tributária sobre os veículos elétricos e híbridos importados.

“Em 2024, ainda estamos avaliando o efeito das novas alíquotas do imposto de importação, mas já posso antecipar que ainda assim teremos boas surpresas”, concluiu o presidente da ABVE.

Toyota lidera vendas de veículos eletrificados em 2023

A Toyota foi a marca que mais vendeu carros eletrificados no Brasil o ano passado: 21.042 unidades. As chinesas BYD (17.943 unidades) e a Caoa Chery (11.835 unidades) fecharam o pódio, seguidas da compatriota GWM (11.473 unidades), da sueca Volvo (8.179 unidades) e da alemã BMW (4.431 unidades).

Toyota Corolla Cross foi o modelo mais vendido

O SUV Corolla Cross Hybrid foi o modelo eletrificado mais comercializado no país, com 12.115 emplacamentos, seguido pelo também híbrido GWM Haval H6 (10.701 unidades). O sedã Corolla Hybrid ficou na terceira posição do ranking de vendas, com 7.885 unidades.

Quinto colocado do ranking, o BYD Dolphin foi o elétrico mais vendido de 2023, com mais de 6.800 emplacamentos, número consideravelmente superior ao do segundo colocado, o BYD Yuan Plus, que teve 1.756 unidades comercializadas.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro