A Fiat Toro anda premiada. Depois de um recall no sistema de injeção eletrônica, ela agora terá de passar por um em sua versão diesel manual. A FCA identificou que o sistema de regeneração do filtro de particulados do motor turbodiesel pode fazer o nível do óleo baixar. Nem é preciso dizer o que acontece com um motor que não tem a devida lubrificação, mas a Fiat ressalta que a "variação anormal do nível de óleo pode causar a elevação da rotação do motor, aumentando as chances de acidentes, com consequentes riscos ao motorista, demais ocupantes do veículo e terceiros". O problema afeta 9.603 unidades da picape.
Já é possível pedir a correção nas concessionárias, por meio de agendamento, a partir desta quinta (28). O serviço, que dura cerca de 4 horas, inspecionará o correto funcionamento do sistema de regeneração do filtro de particulados, fará a troca gratuita do óleo do motor e também do filtro, além de atualizar a mensagem no painel da picape para informar o motorista corretamente sobre a necessidade de completar o ciclo de regeneração do filtro e sobre a conclusão deste processo. Segundo a FCA, o problema aparece principalmente em veículos que rodam a baixas velocidades e em percursos muito curtos. Por isso a fabricante também dará aos clientes uma cartilha suplementar ao manual, com orientações sobre a melhor forma de usar as picapes envolvidas. Elas são de ano/modelo 2016 a 2018 e têm chassis não sequenciais de A50484 a B73045. A garantia também será esticada por mais um ano para essas unidades.
Para confirmar se sua picape está entre as afetadas, ligue para a Central de Serviços ao Cliente Fiat, no telefone 0800 707 1000, ou confira o número do chassi de seu veículo neste link no site da Fiat.