PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

As picapes que menos desvalorizaram no 1° semestre

Estudo exclusivo da KBB Brasil mostra a variação de preços das picapes durante a primeira metade de 2023

O segmento de picapes nunca esteve tão movimentado no Brasil como este ano. Modelos de diferentes marcas e tamanhos foram lançados ou estão prestes a estrear no país em breve para agradar todos os perfis de consumidores.

Para os usuários mais urbanos, há as picapes compactas e compactas-médias derivadas de automóveis. Esses modelos são construídos com estrutura monobloco e apostam na versatilidade da caçamba para atrair clientes – geralmente donos de SUVs - que procuram por um veículo que pode ser utilizado tanto nas tarefas cotidianas quanto em momentos de lazer.

As picapes médias, que utilizam o tradicional chassi de longarinas sob a carroceria e a caçamba, são procuradas pelos consumidores que necessitam de um veículo mais robusto, capaz de suportar o trabalho pesado sem abrir mão do conforto para os ocupantes.

Ford Maverick é a primeira picape híbrida do Brasil

Por fim, as picapes de grande porte fazem parte de um nicho de clientes que querem se diferenciar com um veículo ainda mais sofisticado. Geralmente importados da América do Norte, esses modelos são cultuados pelos fãs de picapes que desejam uma picape ainda mais potente e equipada com as mais avançadas tecnologias de assistências de condução, conforto e conectividade.

De olho nesse segmento cada vez mais promissor, a KBB Brasil fez um levantamento para verificar a variação de preços de todas as picapes vendidas no país durante o primeiro semestre de 2023.

O estudo considerou desde modelos 2021, que ainda eram comercializados como 0km em janeiro de 2023, até modelos 2024 para obter o ano/modelo mais recente capaz de ser calculado.

Ram 3500 LongHorn foi a picape que menos perdeu valor no primeiro semestre de 2023

O modelo RAM 3500 LongHorn 6.7 turbodiesel 22/22 foi a picape que menos depreciou no primeiro semestre do ano. A maior picape vendida oficialmente no Brasil teve uma desvalorização de apenas -0,19% entre janeiro (0km) e junho (seminova) de 2023.

Outros dois modelos da marca norte-americana também apresentaram pouca variação de preços no período: RAM 3500 Laramie 22/22 (-2,67%) e RAM 2500 Rodeo 21/21 (-4,01%).

Nova Chevrolet Montana Premier foi o destaque entre as picapes compactas-médias

Entre as picapes compactas-médias, a recém-lançada nova Chevrolet Montana Premier 1.2 turboflex 2023 sofreu uma desvalorização de apenas -0,21%.

No segmento de picapes médias, a Toyota Hilux SR cabine dupla com motorização 2.7 flex automática apresentou uma surpreendente variação menor que a dos modelos a diesel: -1,90%.

Volkswagen Saveiro Robust

A menor variação entre as picapes compactas foi verificada na Volkswagen Saveiro Robust cabine dupla 1.6 flex 2022. O modelo depreciou -4,02% entre janeiro (0km) e junho (seminova).

Modelo

Preço 0km Jan 2023

Preço seminovo Jun 2023

Variação

RAM 3500 LongHorn 22/22

R$ 532.000

R$ 531.000

-0,19%

Chevrolet Montana Premier 22/23

R$ 141.000

R$ 140.700

-0,21%

Toyota Hilux SR CD 2.7 flex 21/21

R$ 204.900

R$ 201.000

-1,90%

RAM 3500 Laramie 22/22

R$ 487.000

R$ 474.000

-2,67%

RAM 2500 Laramie Rodeo 21/21

R$ 454.656

R$ 436.429

-4,01%

VW Saveiro Roubust CD 1.6 22/22

R$ 96.600

R$ 92.715

-4,02%

Chevrolet Montana LS 1.4 21/21

R$ 70.000

R$ 66.700

-4,71%

Fiat Strada Volcano 1.3 MT 22/22

R$ 110.622

R$ 105.060

-5,03%

Agrale Marruá CS AM200 21/21

R$ 330.000

R$ 312.000

-5,45%

Ford Maverick Lariat FX4 22/22

R$ 242.500

R$ 227.800

-6,06%

Picapes que mais desvalorizaram no primeiro semestre de 2023

Nissan Frontier S foi a picape que mais desvalorizou entre janeiro e junho de 2023

A Nissan Frontier S 2.3 turbodiesel manual 4x4 ano/modelo 2022, por sua vez, foi a picape que mais desvalorizou (-30,88%) nos primeiros seis meses de 2023. De acordo com o levantamento, o preço médio do modelo caiu de R$ 238.700 (0km), em janeiro, para R$ 165 mil (seminovo), em junho (veja o ranking abaixo).

Modelo

Preço 0km Jan 2023

Preço seminovo Jun 2023

Variação

Nissan Frontier S 22/22

R$ 238.700

R$ 165.000

-30,88%

Mitsubishi L200 Triton GL 23/23

R$ 243.000

R$ 173.000

-28,81%

Ford Ranger XLT 3.2 22/22

R$ 291.000

R$ 209.000

-28,18%

Ford Ranger FX4 3.2 23/23

R$ 315.900

R$ 232.000

-26,56%

Nissan Frontier Attack 22/22

R$ 266.200

R$ 196.000

-26,37%

Ford Ranger XLT 3.2 22/22

R$ 314.900

R$ 233.000

-26,01%

Nissan Frontier SE 23/23

R$ 269.200

R$ 200.000

-25,71%

VW Amarok Comfortline V6 22/22

R$ 292.900

R$ 219.000

-25,23%

Ford Ranger Limited 3.2 22/22

R$ 312.100

R$ 234.000

-25,02%

Ford Ranger XLS 2.2 23/23

R$ 271.900

R$ 205.000

-24,60%

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro