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Primeira volta KBB - VW Virtus 2023 dá conta do recado com o motor que era do Up TSI

Motorização 1.0 turbo de 116 cv entrega desempenho satisfatório e atende bem a proposta do sedã

O Volkswagen Virtus 2023 já teve as principais informações e os preços divulgados na última quinta-feira (2). A KBB Brasil teve um primeiro contato com o sedã durante um teste-drive realizado pelas ruas e estradas nas cercanias da capital argentina, Buenos Aires, no qual aproveitamos para avaliar a versão de entrada equipada com a nova motorização 170 TSI, nas configurações com câmbio manual de cinco marchas e automático de seis velocidades.

Como é o Volkswagen Virtus 2023

Na linha 2023, o Volkswagen Virtus passou pela primeira reestilização desde o seu lançamento, em janeiro de 2018. Além do visual retocado para se distanciar do Polo, o sedã ganhou novos equipamentos, uma versão de entrada com motorização menos potente, além da inédita configuração topo de linha Exclusive 250 TSI, que assume o lugar da esportiva GTS.

Visualmente, o Virtus 2023 foi retocado nos para-choques, faróis e lanternas. O interior recebeu melhorias no acabamento e novos equipamentos de série, como o painel digital e o carregador de celular por indução desde a configuração de entrada. Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) – antes eram apenas quatro – e faróis de LED também passam a fazer parte do pacote básico do sedã.

No caso da versão Exclusive 250 TSI, inspirada no Santana EX de 1990, são adicionados detalhes estéticos exclusivos, como lanternas escurecidas, rodas de 18 polegadas e emblemas alusivos nos encostos dos bancos dianteiros, no painel e nos para-lamas. A motorização é a 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.

Motorização 170 TSI dá conta do recado

Em sua versão mais em conta, o Volkswagen Virtus leva sob o capô o motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 116 cv de potência e 16,5 kgfm de torque. Esse propulsor é uma versão melhorada do propulsor que equipava o Up TSI, uma variante mais simples do 200 TSI de até 128 cv e 20,4 kgfm, mantido nas versões Comfortline e Highline. O 170 TSI passa a ocupar o lugar do antigo 1.6 MSI aspirado.

Partimos do agradável bairro Retiro, em Buenos Aires, em três ocupantes a bordo do Virtus 170 TSI automático com destino à fábrica da Volkswagen em General Pacheco, na região metropolitana da capital argentina, antes de seguirmos até um hotel fazenda distante cerca de 80 quilômetros do nosso ponto de partida. No total, o trajeto de ida somava aproximadamente 120 km.

Nos trechos urbanos, praticamente não sentimos grande diferença do novo motor para o 200 TSI 12 cv mais potente, uma vez que o 170 TSI disponibiliza o seu pico de força abaixo dos 2.000 rpm, entregando desempenho bastante satisfatório no uso cotidiano.

No entanto, a diferença de potência e torque ficou notória quando acessamos a rodovia que nos levaria até a região de Cañuelas. Na estrada, o Virtus 170 TSI apresentou desempenho na média de sua categoria, mas demonstrou um pouco menos de vigor que o 200 TSI nas acelerações mais fortes.

De acordo com os dados de fábrica, o Virtus 170 TSI automático acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 192 km/h. Já o Virtus 200 TSI, também automático, cumpre a prova de aceleração em 10 segundos e atinge os 196 km/h de velocidade final.

Na volta, ainda com motorista e dois passageiros, assumimos a direção do Virtus 170 TSI com transmissão manual de cinco marchas. Assim que entramos na estrada para retornar a Buenos Aires, parecia que estávamos a bordo de um carro mais potente. Se a contrapartida do carro manual em relação a um automático é o menor conforto ao dirigir, no caso do Virtus a "recompensa" vem no prazer ao assumir a tarefa do câmbio. Nessa configuração, o sedã é um carro mais disposto nas acelerações e retomadas. Nas velocidades de cruzeiro, o Virtus manual extrapola facilmente os limites legais se o motorista não ficar de olho no velocímetro (ainda bem que na Argentina é permitido rodar a até 130 km/h).

Ágil, o Virtus 170 TSI leva 9,2 segundos para atingir os 100 km/h e chega à mesma velocidade final do 200 TSI automático: 196 km/h.

Em termos de consumo, a Volkswagen informa que o Virtus 170 TSI manual faz 9,2 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com etanol. Abastecido com gasolina, o sedã tem médias de 13,5 km/l e 15,9 km/l respectivamente, de acordo com o Inmetro. Durante o nosso teste, o sedã fez médias superiores a 14 km/l com a gasolina sem adição de etanol vendida na Argentina, viajando longos trechos entre 120 e 130 km/h.

A ergonomia elogiável também torna mais agradável a tarefa do condutor. O banco de encosto inteiriço tem ajuste correto de altura, enquanto a direção elétrica precisa também pode ser regulada em profundidade. Os comandos do carro ficam bem posicionados e a alavanca do câmbio manual da Volks é referência pelos engates curtinhos, macios e precisos.

A carroceria sólida e as suspensões bem calibradas mostram o acerto típico dos carros alemães: firme nas curvas e velocidades mais elevadas, mas eficiente quando tem de filtrar as imperfeições do asfalto.

Na linha 2023, o Virtus recebeu uma discreta melhoria no acabamento interno, um dos seus antigos pontos fracos. Um aplique plástico com textura que imita fibra de carbono foi aplicado na faixa que atravessa todo o painel das versões 170 TSI, enquanto os apoios de braço das portas dianteiras receberam uma faixa de tecido. A partir da configuração Comfortline 200 TSI, o painel recebe acabamento em vinil e os bancos são revesidos de material que imita couro. Todas as versões passam a ser equipadas com o volante do Nivus.

O Volkswagen Virtus melhorou no acabamento interno, apesar de seus principais concorrentes (Chevrolet Onix Plus e Honda City) apresentarem mais capricho nesse quesito. No entanto, traz uma interessante lista de equipamentos de série e oferece uma motorização mais em conta que atende bem a proposta do carro, mesmo entregando menos potência que a 200 TSI de 128 cv. As versões 170 TSI devem agradar quem procura por um sedã com bom espaço interno, porta-malas espaçoso e motorização eficiente. A manual deverá ser a escolha de quem realmente gosta de assumir o controle pleno do veículo ou simplesmente daqueles que querem economizar quase R$ 10 mil.

Preços e principais equipamentos de série do VW Virtus 2023

Virtus 170 TSI manual (R$ 103.990): seis airbags; controles de estabilidade e tração; frenagem automática pós-colisão; monitor de pressão dos pneus; sensores de estacionamento traseiros; direção elétrica com ajustes de altura e profundidade; ar-condicionado; vidros dianteiros e traseiro, travas e retrovisores com acionamento elétrico; controle de cruzeiro; volante multifuncional; sistema de som Composition Touch com quatro alto-falantes; carregador de celular por indução; painel digital de 8 polegadas; rodas de liga leve de 15”, entre outros.

Na 170 TSI automática (R$ 112.990) são adicionados o controle de cruzeiro adaptativo; frenagem autônoma de emergência; saída de ar-condicionado e duas portas USB-C para o banco traseiro; descanso de braço dianteiro; sistema start-stop e volante revestido de couro.

A Comfortline 200 TSI (R$ 121.990) recebe o motor 1.0 turbo mais potente; chave presencial; ar digital; bancos revestidos de material imitação de couro; câmera de ré; rodas de liga leve de 16”; faróis de neblina; freios a disco traseiros; faróis de neblina em LED; e sistema de som com seis alto-falantes. A central multimídia VW Play é oferecida como opcional.

Na versão Highline 200 TSI (R$ 120.030), há o acréscimo de sensores de estacionamento dianteiro; faróis com acendimento automático; sensor de chuva; detector de fadiga do motorista; rebatimento elétrico dos retrovisores; frenagem automática de manobra; painel digital de 10,25”; central VW Play; acabamento do painel em vinil e rodas aro 17”. Essa configuração ainda conta com a gratuidade das três primeiras revisões (a cada 10 mil km ou anuais).

Por fim, a Exclusive 250 TSI (R$ 144.990) adiciona ao pacote da Highline o acabamento interno exclusivo; aerofólio traseiro; seletor dos modos de condução e as rodas de liga leve aro 18”.

Viagem e teste-drive a convite da Volkswagen

Ficha técnica Volkswagen Virtus 170 TSI

Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 1.0 12V turbo, injeção direta, a etanol e gasolina
Potência: 109/116 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 16,8 kgfm de 1.750 a 4.250 rpm
Transmissão: manual de 5 marchas/automática 6 marchas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: tambores com ABS e EBD
Pneus e rodas: 195/65 R15, liga leve
Dimensões: 4.561 mm de comprimento/ 1.751 mm de largura/ 1.476 mm de altura/ 2.651 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 1.161/1.202 kg (manual/automático)
Volume do porta-malas: 521 litros
Volume do tanque de combustível: 52 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,2/11,2 segundos (manual/automático)
Velocidade máxima: 196/192 km/h (manual/automático)
Retomada 80 a 120 km/h em 5ª marcha/kickdown: 15,6/8 segundos (manual/automático)

Consumo VW Virtus 170 TSI manual (Inmetro)
Ciclo urbano: 9,2 km/l/13,5 km/l (etanol/gasolina)
Ciclo estrada: 11,3km/l/15,9 km/l (etanol/gasolina)

Consumo VW Virtus 170 TSI automático (Inmetro)
Ciclo urbano: 8,5 km/l/12,2 km/l (etanol/gasolina)
Ciclo estrada: 10,7km/l/15,2 km/l (etanol/gasolina)

 

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