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Última VW Kombi foi produzida no Brasil há 10 anos

Modelo saiu de linha após 56 anos de produção ininterrupta por não atender a lei que obriga airbags e freios ABS em veículos novos

Há dez anos, uma Volkswagen Kombi branca de chassi final 022.526 deixava a linha de produção e encerrava uma história de mais de 1,5 milhão de unidades produzidas durante 56 anos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

A Kombi saiu de linha por não atender a lei que passou a valer em 1° de janeiro de 2014, obrigando que todos os automóveis e comerciais leves novos comercializados no Brasil sejam equipados de fábrica com airbags frontais e sistema antitravamento dos freios (ABS). Por ter sido projetada nos anos 1940, a Kombi não suportava a implementação dos equipamentos de segurança. A medida, prevista pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desde 2009, também decretou o fim do Fiat Uno Mille e do Volkswagen Gol G4.

Foto que circulou na internet mostra a última Kombi saindo da linha de produção (Reprodução)

A última Kombi produzida no mundo está guardada no acervo do museu da Volkswagen na fábrica de São Bernardo do Campo, com menos de 100 quilômetros registrados em seu hodômetro. Assim como as milhares de Kombis produzidas entre 2006 e 2013, o exemplar derradeiro é equipado com o motor EA111 1.4 flex com arrefecimento líquido, que entregava 80 cv de potência e 12,7 kgfm de torque.

Para celebrar a despedida da Kombi, a Volkswagen chegou a lançar a série especial Last Edition, limitada a 1.200 unidades. O modelo tinha pintura bicolor, bancos com forração especial, cortinas nas janelas laterais e rádio com Bluetooth. O primeiro lote da Kombi Last Edition chegou a ser vendido rapidamente, mas exemplares fabricados posteriormente encalharam nas concessionárias, que cobravam ágio sobre o preço público sugerido de R$ 85 mil.

Primeira Kombi fabricada no Brasil, em setembro de 1957

Kombi voltou, mas elétrica

Este ano, a Volkswagen anunciou a chegada da van elétrica ID.Buzz no Brasil. No entanto, o modelo está disponível apenas para locação, em planos que chegam a custar R$ 17 mil mensais.

A Volkswagen ID.Buzz tem visual inspirado na Kombi, mas a sua concepção moderna traz o que há de mais recente em termos de mobilidade elétrica. A van é equipada com um conjunto de baterias de 77 kWh, que fornecem até 400 km de autonomia para o motor elétrico de 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, que traciona as rodas traseiras. As baterias da ID.Buzz podem ser recarregadas de 5% a 80% em apenas 30 minutos em tomadas CCS de estações de recarga contínua de até 170 kW.

O modelo mede 4,71 metros de comprimento, 1,93 m de altura, 1,98 m de largura e 2,99 m de entre-eixos. Versões alongadas, voltadas ao transporte de cargas, além de uma variante de sete lugares são cogitadas pela Volkswagen.

A Kombi elétrica ainda é dotada de tecnologias de condução semiautônomas, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, entre outros recursos.

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